quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

São Luís de outros tempos!

Índia-menina, à beira do mar, na Ilha de São Luís... 




São Luís era uma cidade bonita, com praias lindas e rios perenes. Sorria alegremente entre duas baías das águas do Atlântico. Outrora, era o sonho encantado dos tupibinambás; e depois uma pérola de D. Sebastião e de seu touro encantado... Para muitos, há ainda a lembrança da "Menina da Ponta da Areia", uma bela índia-menina que "baixava" nos terreiros de umbanda e cantava: "Sou menina / Sou menina / Sou menina da ponta da areia / Sou menina / Sou menina / Sou menina da beira do mar / E sou filha de mãe Iemanjá..."
A destruição da cidade começou com a administração de Epitácio Cafeteira em 1965, um prefeito folclórico e irresponsável que brincou com a cidade (ele, hoje, é senador da República pelo Maranhão, infelizmente). Depois de Cafeteira, alguns outros de "estavanadas aventuras" se encarregaram de destruir ainda mais a cidade dos poetas!
Hoje, Edivaldo Holanda Junior herda a ruína de uma cidade mergulhada em dívidas...
Acho que Junior vai acabar pedindo uma forcinha para o Touro Encantado de D.Sebastião; e quando - um dia - precisar da ajuda de Iemanjá é só invocar os cantos da "menina da ponta da areia", a filha da Rainha do Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca