terça-feira, 22 de abril de 2014

HOJE TEM PARTILHA DO MHARIO LINCOLN

A Diversificação de investimentos

(*) Convidado Eloi Moccellin


 
Diversificação de nvestimentos é o termo técnico utilizado para designar a antiga recomendação de que "não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta".

Assim, da totalidade de seus recursos, o investidor (quer se trate de pessoa física, pessoa jurídica ou institucional) deve separar o montante que estará comprometido com gastos de curto prazo e com pagamentos em datas fixas (agregada uma pequena folga para imprevistos) e destiná-lo a aplicações financeiras de curto prazo ou até mesmo mantê-lo em disponibilidade imediata.

Da parcela determinada ao investimento de médio e longo prazo, poderá fixar previamente um valor para aplicações de renda fixa e outro a operações de renda variável.

Em princípio quanto mais conservador maior a parcela dedicada aos investimentos de renda fixa.

Quanto mais agressivo maior a exposição aos mercados de renda variável.

Entretanto, a moderna gestão de fundos e carteiras consegue diminuir as diferenças de relação risco-retorno desses dois tipos de investimento por meio do uso de derivativos.

Derivativos são instrumentos financeiros sofisticados, cujo valor se baseia em outro ativo, os quais propiciam a montagem de estratégias de proteção ("hedge") ou, ao contrário, de alavancagem.

Entre as alternativas de investimento em renda variável destaca-se o investimento em ações. Quando este é realizado com expectativa de retorno de médio/longo prazo, o risco fica menor.

Dessa forma, o risco passa a estar condicionado ao desempenho/resultado (lucro ou prejuízo) da companhia dentro de um horizonte temporal mais amplo.

@garimpodeacoes

Eloi Moccellin = Assessor de Investimentos em Ações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca