domingo, 27 de julho de 2014

Coluna do Jersan

Homenagem a Isaac Dias



No próximo sábado (02 de agosto), o ex-prefeito de São Bento, ex-deputado estadual e uma das mais expressivas lideranças políticas da região da Baixada Maranhense, Isaac Dias, estará aniversariando e será alvo de justas homenagens por parte de familiares, amigos e admiradores. Da programação que marcará a importante data, constam Missa em Ação de Graças e o lançamento do Livro (Biografia) de autoria de Dona Bitinha Dias – ex-prefeita de São Bento e esposa do homenageado, a ser autografado em solenidade marcada para as 20 horas daquele dia no Auditório da Escola Técnica “Cid Carvalho”.

No livro “A SAGA DE UM SONHADOR” Dona Bitinha Dias conta fatos e histórias vividas por Isaac Dias que dedicou a sua vida à família, aos amigos, à política e à sua terra natal – São Bento, sem, no entanto, deixar de contribuir com as causas do Maranhão e do país, posicionando-se, sempre, em defesa dos menos favorecidos, com o incondicional apoio e compreensão da autora, que, como esposa e aliada das causas sociais, especialmente esteve sempre ao seu lado.

Um homem determinado, objetivo, lutador e realista enfrentou, como político, as dificuldades de frente, sem fraquejar ou se omitir. Foi prefeito de São Bento nos períodos de 1983 (eleito em 82) a 1988 e de 2001 (eleito em 2000) a 2004 e fez um grande e reconhecido trabalho nos setores social, educacional, habitacional e de saúde, especialmente.



GRANDES PROJETOS

Mesmo sem contar com recursos externos, frutos de convênios ou emendas parlamentares que hoje são destinadas às Prefeituras, Isaac Dias construiu obras gigantescas como o Hospital São Bento, o Mutirão Habitacional (doando os terrenos e ajudando com material de construção aos mais carentes), a Escola Técnica e a drenagem dos campos, aumentando significativamente a produção de peixe no município.

O Mutirão Habitacional que iniciou com a construção de 400 (quatrocentos) unidades hoje é um bairro com mais de duas mil famílias beneficiadas; o Hospital São Bento, na gestão de Isaac atendia pacientes de São Bento e da Baixada, pois era o melhor da região e na educação, além da Escola Técnica construiu várias escolas na cidade e no interior do município.

No livro de 123 páginas Dona Bitinha narra com mais profundidade os episódios, as dificuldades, a luta e a vontade de um administrador determinado a fazer o bem para o seu povo, mesmo não dispondo dos recursos financeiros necessários para a execução dos seus projetos.

ISAAC NA ASSEMBLÉIA

A vida pública de Isaac Dias começou muito antes, em 1966 quando foi eleito deputado estadual pela oposição e assumiu o mandato em janeiro do ano seguinte. Manteve-se contra o regime militar e o governo de José Sarney e o seu grupo político. No decorrer dos anos 60 e 70 exerceu três mandatos de deputado fazendo “dobradinha” política com o ex-deputado federal Domingos Freitas Diniz.

Com a saída de Freitas Diniz do PMDB para o PT, Isaac aliou-se a Cid Carvalho que voltara do exílio e em 1992 com expressiva votação em São Bento e região – fruto do grande trabalho realizado como prefeito – Isaac foi eleito novamente à Assembleia Legislativa, cumprindo o mandato até 1996. Em 2000 foi novamente eleito para o terceiro mandato de prefeito.

Homem simples, amigo, solidário, justo, Isaac Dias encerra a sua vida pública recebendo justas homenagens, cercado da família, de amigos e admiradores na sua terra natal – São Bento, no dia em que completa mais um ano de vida. E para continuar a sua caminhada política têm os filhos Isaac Filho (vice-prefeito) e Isaney Dias, vereador daquele grande município.

Ao amigo Isaac Dias o colunista e família desejam, acima de tudo, muita saúde e força para que, mesmo fora das lides, possa continuar contribuindo, orientando com lucidez e honestidade que lhe são peculiares a geração que está à frente da administração e no comando político do município, no sentido da dedicação ao trabalho em prol do desenvolvimento e do bem estar da valorosa sociedade sambentoense.

REGISTRO

É com muita satisfação que registro o encontro do juiz Manoel Matos de Araujo Chaves e esposa com a minha filha Ana Cristina, oportunidade em que afirmou ser leitor assíduo desta coluna. Atualmente o juiz Manoel Matos de Araujo Chaves responde pela 1ª Vara da Família onde realiza um grande trabalho.

Amarildo mostra força (I)

Na última quarta-feira o Prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, acompanhado dos vereadores de sua base política, esteve em reunião com o seu candidato a governador Edison Lobão Filho. No encontro, o Prefeito com seus vereadores reafirmaram o compromisso de votarem com no candidato do PMDB. Os vereadores, lideranças e secretários presente ao encontro foram unânimes em marcharem juntos com o Prefeito na eleição dos seus candidatos a deputado estadual, federal, governador e senador. Na oportunidade, o vereador e Secretário Aguiar e o vereador Uira falaram em nome dos demais, reafirmando o compromisso de acompanhar os candidatos do Prefeito, por entenderem que sejam o melhor para o município.

Amarildo mostra força (II)

Por meio de convênios realizados junto ao governo do estado e de projetos junto ao governo federal, começaram a ser realizadas em São João Batista inúmeras obras. Destacam-se entre muitas uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no povoado Olinda dos Aranhas e outra no povoado em Santana. Estão em construção dois ginásios poliesportivos (em Olinda dos Aranhas e Sede), além de recuperação e melhorais em todas as estradas vicinais do município. Também é aguardada com satisfação serviços de urbanização e asfaltamento das ruas da sede do município. Desejamos sucesso e determinação ao gestor municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca