domingo, 21 de setembro de 2014

Coluna do Jersan

Tempos de desconfiança

Jersan Araújo




O poder público está servindo, agora mais do que nunca, para satisfazer a ganância de poucos privilegiados que o usam para se locupletarem, em detrimento do desenvolvimento do país e do bem estar da sua população, maior vítima da corrupção devastadora que assola o Brasil. O dinheiro da Saúde, da Educação, da habitação e de grandes obras paralisadas, como as da Refinaria Premium vaza pelo ralo e abastece o bolso dos malfeitores da pátria que o administra. 

Aqui muitas “bombas” já explodiram e outras estão engatilhadas para, a qualquer momento, provocar mais estrago na administração estadual. O envolvimento de membros do governo na “propinagem” dos precatórios, a (já antiga) apreensão de 1,2 milhão na Lunus, cuja origem não fora explicada e o envolvimento do ministro Edison Lobão e da governadora Roseana Sarney no recebimento de propina decorrente de “negócios da Petrobrás” são fatos que denigrem a honra da classe política como um todo.

Parte significativa do eleitorado brasileiro vive tempos de desconfiança, de não acreditar em ninguém, nem naqueles aparentemente honestos porque, chegando ao poder, eles podem se transformar e possibilitar aos auxiliares a mesma prática, maculando a própria administração. Os ex-governadores Zé Reinaldo (PSB) e Jackson Lago (PDT), ditos opositores da oligarquia administraram o estado, auxiliados por conhecidos integrantes e liderados desse grupo em decomposição. Um erro. Cortaram o caule e deixaram a raiz da árvore.

Hoje, véspera das eleições, o que se vê são políticos (deputados, vereadores, prefeitos) aderindo à candidatura de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão. Esses, talvez, serão privilegiados enquanto aqueles que lutam ha décadas contra essa dinastia não sejam sequer lembrados pelo futuro governo que, tudo nos leva a crer, estará sob o comando de Flávio Dino a partir de janeiro de 2014.

Os fatos que depõem contra a governadora atual, ministro Edison Lobão e o próprio candidato apoiado pela oligarquia Sarney contribuem, de certa forma, para aumentar as chances de vitória das oposições, hoje representadas em maior volume por Flávio Dino. Que ele, uma vez vitorioso e no poder faça por merecer o respeito e a admiração do povo maranhense que vive tempos de desconfiança, quando o assunto é política.

NO ASSUNTO...

...Mais uma vez a Justiça Eleitoral do Maranhão é questionada e a desconfiança coletiva abrange, também, essa área importantíssima do processo eleitoral. A suspeição foi levantada na Assembléia Legislativa pelo deputado Manoel Ribeiro ao lembrar que o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim tem dois parentes (irmão e filho) candidatos a cargos eletivos e é primo do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Froz Sobrinho.

O deputado Camilo Figueiredo denunciou o presidente do TCE que estaria chantageando prefeitos, obrigando-os a apoiarem Glaubert Cutrim, candidato a deputado estadual, tudo em conluio com o presidente do TRE. A denúncia é grave e causa mais desconfiança na sociedade e particularmente no eleitorado maranhense sobre a lisura do pleito de 05 de outubro.

SARNEY

O senador José Sarney tem demonstrado momentos de ira ao perceber a proximidade do fim da sua carreira política e do desprezo que lhe é imposto por significativa parcela dos seus correligionários. Fora do poder a partir de janeiro, ele sabe que não exercerá grande influência no governo federal, principalmente se Marina Silva vencer Dilma. Com Aécio Neves, suas chances de participação no governo também serão mínimas e com Dilma reeleita há um fio de esperança...

Além do velho oligarca, a governadora Roseana Sarney ficará sem mandato. Como nunca enfrentaram as urnas pela oposição eles não devem se aventurar em eleições futuras. Permanecerão na planície, vivendo daquilo que construíram no decorrer da vida pública ativa, ele durante quase meio século. Dizem que a fortuna adquirida pela família garante até a quarta geração de Sarney viver bem. E sem trabalhar, se quiser... Em tempo: Lobão Filho vindo a ganhar, mesmo assim eles (os Sarney) se sentiriam fora do poder.

OPORTUNISTA

O ex-prefeito de São João Batista, Zequinha Soares está fazendo campanha aberta para os candidatos Gastão Vieira (senador – PMDB) e Raimundo Cutrim (deputado estadual – PCdoB). Posicionado nos dois extremos (PMDB e PCdoB) espera ser prestigiado pelo futuro governo, seja ele de Lobão ou de Dino. “Pulador de cerca em todas as eleições” o político oportunista aproveita a oportunidade para dizer que será candidato a prefeito do município em 2016, pois já estaria livre dos processos que respondeu por improbidade administrativa nos 12 que foi prefeito.

O Dr. Zequinha – como é mais conhecido – também está pedindo votos para Victor Mendes, candidato a deputado federal pela coligação liderada por Lobão Filho. A “mistura” determina a “cor da tinta”.

RETA FINAL

Na reta final das eleições, diz-se que “é hora de vaca não conhecer bezerro” e os conchavos, acordos e subornos acontecem com naturalidade, para vergonha de alguns e satisfação de outrem. A política e a politicagem; cumprimento e descumprimento de acordos espúrios ou não, prosseguem nos palácios. “E quem for contra que levante as mãos”! Tanto Flávio Dino quanto Lobão Filho tem comemorado as adesões recebidas de última hora. Tudo que representa votos a mais é bem vindo na concepção de quem disputa eleições. Então ta!

CASTELO

O ex-prefeito e candidato a deputado federal, João Castelo, anda satisfeito com a receptividade da população à sua candidatura. Em todo o estado Castelo é muito conhecido e respeitado por políticos, lideranças e povo em geral, pelo grande trabalho realizado por ele em todos os setores. A deputada estadual Gardênia Castelo, candidata à reeleição, também, está feliz com os apoios espontâneos que tem recebido do povo maranhense. Os dois não medem esforços quando o assunto é trabalho em prol do Maranhão e da sua população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca