domingo, 1 de março de 2015

Coluna do Jersan

GASTANÇA NA CÂMARA FEDERAL

Jersan Araújo



O novo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já decretou: vai construir mais quatro prédios no entorno do Congresso Nacional para acomodar, melhor, deputados e assessores, além de um plenário mais amplo e luxuoso ao custo superior a R# 1 bilhão. Poderá ser uma parceria pública – privada, onde, nesse caso a empresa que vencer a licitação poderá explorar o negócio de shop per Center que compõe o negócio.

As críticas a esse “empreendimento” é sustentada pelo momento de crise econômica, recessão, inflação alta, falta de investimentos em obras de interesse do país, juros altos e corrupção generalizada. Controlar tudo isso, dando fim à bagunça administrativa é tarefa, também, dos nossos representantes, mas, ao contrário de se preocuparem com essa caótica situação, promovem mais gastança visando os próprios conforto e interesses.

Um deputado federal que poderá ter até 25 assessores lotados em Brasília ou em seus estados de origem, custa aos cofres públicos (cada um) nada menos de R$ 200 mil / mês. E quem paga a conta? Claro, “nós”.

BRADESCO X CÂMARA

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum está negociando com outros bancos a transferência da conta do Poder Legislativo que até hoje é do Bradesco. A demorada negociação está prejudicando grande parcela dos funcionários que tem empréstimos consignados e que estão impedidos de renová-los porque Ogum determinou a suspensão dos negócios. A liberação dessas operações só vai acontecer depois da definição do banco que ficará com a conta. Banco do Brasil, Itaú e o próprio Bradesco estariam interessados no negócio.

BRADESCO X TAGUATUR

Quer conhecer o inferno? Então compre um carro e faça um seguro total Bradesco e se o carro sofrer avarias procure a oficina da Taguatur. Espere pelo menos cinco dias para o perito fazer a sua parte, mais 10 (dez dias aproximadamente) para a Taguatur solicitar as peças. Aí você cobra do seguro Bradesco a autorização para o serviço ser iniciado. Espera mais cinco dias. Esquecido pelo perito o apontamento de algum serviço, mais cinco dias. O cliente cobra e se irrita com os pequenos detalhes, discute, e, por fim descobre que está no inferno. O carro fica lá e o cliente sofre, pelo menos 35 dias. Um serviço que qualquer oficina não demoraria uma semana para fazê-lo. Uma coisa boa em tudo isso: para adquirir o seguro Bradesco é rápido. Em menos de uma hora o corretor leva até você tudo pronto, para assinar. Depois... Bom depois o cliente se vê dentro do inferno!...

APOSENTADOS

Alguns professores aposentados da rede de ensino do Estado têm procurado a coluna para reclamar que, tudo indica, eles não estão tendo, por parte do Governo, o mesmo tratamento dispensado aos ativos. Nas matérias jornalísticas sobre os benefícios dispensados à categoria não tratam dos percentuais aposentados de reajuste aos chamados “mestres de pijama” e isso vem, de certa forma, preocupando os “velhinhos” (a). Mas a coluna tem informação de que os reclamantes, também, foram valorizados pelo governador Flávio Dino.

ROSE SALES

A vereadora Rose Sales (PCdoB) vem enfrentando dificuldades para desempenhar o seu mandato com independência em relação ao Poder Executivo e em defesa dos interesses da coletividade. Os “chefes” precisam tomar consciência de que, um representante do povo precisa trabalhar pela sua cidade, visando satisfazer o coletivo e não os “manda – chuva e intocáveis.” Felizmente, a suposta saída de Rose Sales do PCdoB, não passou de boatos pregados pelos que adoram “tocar fogo no mar para comer sardinha frita.” Rose, assim como outros vereadores de São Luís, está fazendo, com dignidade, um benéfico trabalho em prol da população. Não sou chegado a elogiar, mas tenho a capacidade de reconhecer e registrar a realidade.

OPOSIÇÃO

Já houve um tempo em que a bancada de Oposição com assento na Assembléia Legislativa, cabia em um “fusquinha” com certa folga. Hoje ela (a oposição) pode ser transportada em motocicleta. Ás vezes, sem “garupa”. O governador Flávio Dino não enfrentará, naquela Casa, nenhum obstáculo para aprovar os seus projetos.

Pra começo

A Secretária de Estado da Educação, Profª Áurea Prazeres, passará pela primeira prova de fogo em sua gestão. É que o início do ano letivo, previsto para o dia 9 de março poderá não acontecer na maioria das escolas da rede estadual. Isso porque são muitas as carências de professores nas escolas, agravadas ainda mais pela boa quantidade de professores que pediram aposentadoria. Alguns professores afirmam que mesmo com o retorno do pessoal que estava à disposição e o seletivo para novos contratados, ainda assim não supre as necessidades. Por outro lado, as escolas tendem a ficar sem o aporte das empresas de vigilância. É que estas empresas que prestam serviços nesta área alegam não estarem recebendo dinheiro e por esta razão os salários dos vigilantes não estão sendo pagos, bem como os servidores da limpeza. Já ocorrem algumas paralisações neste setor. Estes serviços hoje na rede estadual são quase todos terceirizados, isto porque, o Estado tem muito pouco de funcionários nas categorias ASG, Vigias e Merendeiras.

Fórum em Defesa da Baixada Maranhense

Com o propósito de somar esforços junto às forças municipais e entidades representativas de cada município, como associações, sindicatos, etc., está sendo criado o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, uma entidade da sociedade civil organizada, constituída por baixadeiros e admiradores da Baixada. O Fórum visa fazer a interlocução junto ao poder público com vistas às grandes demandas da região. Neste sábado, ocorreu no auditório da TV Assembleia a segunda assembleia do Fórum, onde foi escolhida a coordenação provisória.

O Fórum, segundo seus idealizadores, não tem e nem terá o propósito de suplantar ou inibir quaisquer outras organizações de mesmo interesse. Pelo contrário, ele quer coexistir na mesma intenção, no mesmo intuito. A luta de um será agora, aos olhos do Fórum, a luta de todos. Daí, estar aberto a adesões, sugestões e participação dos filhos da baixada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca