sábado, 6 de junho de 2015

Em um ano de operação, projeto Ecoelétrico ganha micro-ônibus e pista educativa para crianças


Nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Curitiba comemora um ano do Ecoelétrico, que opera a maior frota pública de carros puramente elétricos do país, e se prepara para dar os próximos passos do projeto. No dia 12 de junho, às 10 horas, será lançado na Casa Klemtz um micro-ônibus de capacidade para 16 lugares, puramente elétrico, que irá integrar a frota do Ecoelétrico. Em regime de comodato com a Itaipu Binacional, o veículo será utilizado pela Escola Pública de Trânsito, da Setran, com foco na educação de crianças associada ao uso sustentável de modais. 
Além disso, o projeto prevê o Ecoeletrinho, parceria com a Fundação Renault, com o objetivo de desenvolver uma pista para simular o dia a dia do trânsito, contemplando pedestres, pessoas com deficiência, ciclistas e motoristas, para ensinar as crianças a como se comportar neste meio.

Para a coordenadora do projeto, a vice-prefeita e Secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, o Ecoelétrico ganhou uma dimensão internacional ao ser apresentado como um caso de sucesso durante a Conferência Climática da ONU, COP 20, realizada no ano passado, no Peru, e ainda por ser a primeira ação de Curitiba que visa o cumprimento das metas estabelecidas pelo C 40, grupo mundial de grandes cidades, do qual a capital paranaense faz parte. “Temos uma experiência científica, de inovação acumulada que foi reconhecida e isso nos anima a avançar ainda mais, com projetos de compartilhamento de veículos elétricos, de educação aliada à sustentabilidade e ampliação da frota”, ressalta.
Em um ano de Ecoelétrico, os números do projeto já somam 6 toneladas de dióxido de carbono (CO2) poupadas, aproximadamente 47 mil quilômetros rodados, o que representa quase 8 mil viagens realizadas para a execução de serviços públicos, dentre eles, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Guarda Municipal, Instituto Curitiba de Turismo e do Departamento de Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente. Com o Ecoelétrico rodando em Curitiba também já foram economizados mais de 4,7 mil litros de gasolina.
Todos esses indicadores podem ser acompanhados on-line via site www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br. Isso porque a frota, com 10 veículos, e, agora, um micro-ônibus, opera dentro do Mobi-me (sistema de gestão de mobilidade elétrica inteligente), com monitoramento simultâneo de índices relacionados à energia elétrica consumida, distâncias percorridas, número de viagens, controle de emissão de poluentes e outras informações.
O Ecoelétrico é uma parceria entre Prefeitura de Curitiba, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) de Portugal. Para a sua operação, a Prefeitura instalou 10 postos de abastecimento (eletropostos) sensorizados para a captura de dados e conectados em tempo real ao sistema de mobilidade inteligente (Mobi.me). Eles estão instalados em sete diferentes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura - Palácio 29 de Março, Setran - Prado Velho, Jardim Botânico
Os 10 veículos que fazem parte do projeto estão sendo utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de Turismo. Na Guarda servem para a ronda e patrulhamento nos parques da cidade e como módulo móvel, circulando em praças. Na Setran, a utilização está sendo feita pelos integrantes do programa de escola pública do trânsito e ainda como suporte às atividades de fiscalização de seus agentes, no departamento de mobilidade. Já no Instituto Curitiba de Turismo, os veículos estão nos postos móveis de informações turísticas. Por fim, no departamento de Proteção Animal, o carro é utilizado nas ações de fiscalização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca