segunda-feira, 8 de junho de 2015

Projetos de ciclomobilidade de Curitiba

Gestores públicos da América Latina vêm a Curitiba conhecer

Representantes de governos federais, governadores, prefeitos e representantes de universidades do Equador, Peru, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Haiti, República Dominicana e México, além de Angola, participaram na tarde desta segunda-feira (8) de um passeio ciclístico para conhecer a rede cicloviária de Curitiba e o projeto da Via Calma da Avenida Sete de Setembro. O trajeto entre o Centro Cívico e a Câmara Municipal também foi percorrido com carros elétricos da Prefeitura.
No período da manhã, os visitantes latino-americanos e de Angola foram recebidos no Salão Nobre da Prefeitura pelo prefeito Gustavo Fruet e pela vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho, Mirian Gonçalves.
“Estamos incentivando a troca de informações e o intercâmbio com os países da América Latina que estão nos visitando. O objetivo é colocar todas as informações de mobilidade urbana de Curitiba à disposição das delegações, e também conhecer as soluções na área que estão sendo encontradas nesses países, tudo para fortalecer nossas ações na cidade”, afirmou Fruet. O prefeito lembrou que a cidade está investindo em novos modais como a bicicleta e no melhor compartilhamento do trânsito da capital.
A vice-prefeita destacou que a atual gestão está criando uma cultura diferenciada para os curitibanos, com investimentos em mobilidade que visam o coletivo e o bem-estar de toda a população. “Temos apresentado inovações como a Via Calma, as ciclorrotas e outras ações para tornar a cidade cada vez mais apropriada para a população”, disse.
A visita do grupo latino-americano e de Angola a Curitiba é realizada pela agência Onward – Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe, sediada em Lima, no Peru. “Curitiba é uma referência na América Latina no desenvolvimento e no planejamento urbano. Além de alavancar nossos conhecimentos, a cidade provoca o pensamento de como podemos mudar a vida das populações fazendo um trabalho planificado e coordenado, com vistas ao futuro”, disse o diretor da Onward, Felix González Polar. O órgão fez uma doação para o programa Doe Calor, da Prefeitura Curitiba, recebida pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet.
O grupo de representantes latino-americanos assistiu a apresentações da secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, e do assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Trânsito, Jorge Brand, o Goura. O cônsul honorário da Holanda em Curitiba, Roberto Ruijter, falou sobre a história da bicicleta na Holanda, e ainda houve uma apresentação do plano de mobilidade urbana da cidade de San Borja (Peru), feita pelo prefeito municipal Marco Antoni Alvarez Varga.
“Sempre temos muitas boas informações e referência sobre o planejamento de Curitiba como cidade. Viemos compartilhar experiências e ver os avanços da cidade e o que poderemos implementar nos distritos do Peru”, disse Guido Iñigo, prefeito de Villa El Salvador, distrito da Província de Lima.
A programação do grupo, organizada pela assessoria de relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, segue até quinta-feira (11) com visita ao Ippuc, Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), secretarias municipais do Meio Ambiente, Abastecimento e Extraordinária da Pessoa com Deficiência, Fundação de Ação Social, Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) e Cohab Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca