sexta-feira, 4 de março de 2016

Ainda sobre a operação “Aletheia” da Polícia Federal

Saiu esta manhã no Jornal do Brasil:

Lula é alvo de mandado de condução coercitiva da Polícia Federal

Nova fase da Lava Jato é realizada desde a madrugada em SP, no Rio e na Bahia

Jornal do Brasil

A Polícia Federal iniciou uma 24a. fase da Operação Lava Jato nesta sexta-feira (4) na casa do ex-presidente  Luiz Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo. A ação também envolve outros locais em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. De acordo com a PF, o ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e terá que prestar esclarecimentos.

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também é alvo de outro mandado de condução, na ação que foi batizada pelos policiais como “Aletheia”, em referência a expressão grega “busca da verdade”.

São 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - para que a pessoa preste depoimentos. Às 6h50, policiais estavam em frente ao Instituto Lula, em São Paulo.

A Operação Lava Jato começou em março de 2014 e investiga um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A Polícia Federal alegou que, entre os crimes investigados nesta fase, estão corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros.

Na semana passada, na 23ª fase da Operação, batizada de Acarajé, a PF prendeu o marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Santana, e sua mulher, Monica Moura, alegando uma suspeita de que os dois tenham recebido US$ 7,5 milhões em conta secreta no exterior, que teriam origem no esquema de corrupção na Petrobras investigado na Lava Jato.

João Santana é publicitário e trabalhou das campanhas da presidente Dilma Rousseff e da da reeleição do ex-presidente Lula em 2006. O juiz federal Sérgio Moro converteu a prisão temporária do casal para preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca