quarta-feira, 20 de abril de 2016

COLUNA DO HÉLCIO



(20/04/2016)

O ENTARDECER PUXANDO O ANOITECER



Este foi o entardecer puxando o anoitecer de ontem - dia 19 - visto da sacada do 18º andar do prédio onde mora o jornalista, poeta e músico Mhario Lincoln, em Curitiba. E eu querendo voar para acompanhar o sol que se despedia... Assim, com essa vontade poética de ontem, começo a minha coluna de hoje, em outra forma, em desejo diferente -  coisa da arte do Mhario!

E BOLSONARO PODE SER CASSADO


"Estarrecedor". "Execrável". "Deprimente". Esses foram alguns dos termos usados por ativistas de direitos humanos ao comentarem a homenagem feita pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ao coronel Ustra, o primeiro militar reconhecido pela Justiça brasileira como torturador.
E hoje - ao amanhecer – a mídia já divulga que a OAB/RJ anunciou que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a cassação do mandato de Bolsonaro.

CUNHA E WALDIR NO MESMO LAÇO...


Cunha e Waldir são aliados: ambos agem em torno de seus interesses. E um defende o outro quando o interesse de um é o interesse do outro. Vejam:
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, defendeu a decisão do vice-presidente da Casa, deputado Waldir Maranhão, que limita as investigações sobre ele no Conselho de Ética. A determinação estipula que o colegiado se atenha somente ao escopo inicial da representação contra Cunha, que o acusa de ter mentido na CPI da Petrobrás sobre possuir contas na Suíça.

E AINDA TEM GENTE ELOGIANDO ZÉ...


Não aguento! E até lembrei a musiquinha de velhos carnavais:  “Lá vem / o cordão dos puxa-sacos / dando vivas aos seus maiorais.”

Zé Reinaldo já foi e é de novo deputado federal. Foi ministro da República, foi governador do Maranhão, é engenheiro civil... Eu não aguentei aquele momento em que o Zé - que foi tudo isso que eu disse – ao ser chamado para votar pediu desculpa ao governador Flávio Dino porque iria votar diferente das determinações do novo coronel comandante do Maranhão... Fiquei p.da vida!... Por que pedir desculpa ao Dino? Deputado pedir desculpa a um governador para votar quando o direito ao exercício sagrado do voto é do deputado?!... Isso é brincadeira... Coisa de coronelismo e bajulismo!

DINO É O NOVO CORONEL...


O Maranhão não saiu do coronelismo. Sempre houve coronelismo no Maranhão, mas o Vitorino fez escola e depois dele entrou o escolado Sarney. Quando a gente pensava estar livre do coronelismo - com as tais promessas de mudança - aparece o coronel Dino...
Gente da minha terra, quando vamos nos libertar desta raiz coronelista que já dura um tempão secular?

ERUNDINA VEM COM A RAIZ


E agora a gente tá sabendo que a deputada federal Luiza Erundina está trabalhando para a criação de um novo partido - É a Raiz: "Raiz Movimento Cidadanista"... Isso é brincadeira.

CONGRESSO VAI PARAR...


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, prevê uma paralisia do Congresso Nacional até o Senado decidir sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

10 MILHÕES DE DESEMPREGADOS...


Que país é este? O governo paralisou a Nação, quebrou a economia e produziu 10 milhões de desempregados.

A GRAVIDADE DO PROBLEMA...


O momento é de preocupação. A crise na Saúde Pública aumento: virou um caos! A Educação foi duramente atingida. Aumentou a violência... E a Dilma ainda não caiu... Tá na hora.  O Senado precisa - claro que dentro da lei - decidir logo esse problema. Tá tudo com os senadores... Mas o Renan tá querendo atrapalhar para proteger a Dilma.

A TAXA DE DESEMPREGO AUMENTOU


A taxa de desemprego no país atingiu 10,2% no trimestre encerrado em fevereiro, em média, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o maior nível registrado pela pesquisa, que começou a ser feita em 2012.

NÃO É FÁCIL... ISSO DÓI...


Não é fácil para um jovem (mulher ou homem) entrar em sua casa e dizer para o pai e para a mãe: “perdi meu emprego”... Isso dói...

E AINDA...


E ainda tem muito ladrão precisando ser preso... Quase todas as obras públicas neste país eram superfaturadas...

ATÉ MAIS VER...


Meus amigos, um bom dia e até mais ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca