quarta-feira, 18 de maio de 2016

Realidade humana

Os seres humanos necessitam de paz e harmonia entre si, com a natureza e com Deus.


Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo Metropolitano de Uberaba – MG

Todo ser humano, isto é, todas as pessoas deveriam conviver numa realidade de unidade, mesmo respeitando as reais diversidades presentes no meio da sociedade. Há pontos comuns importantes, como é o caso da fé em Deus, vivida em diversas dimensões, mas com objetivos claros; o dom da sabedoria e a confiança na proteção divina, que desperta esperança nas pessoas.

A confiança decidida por Deus, ou a relação íntima com Ele, proporciona paz verdadeira, perseverança real nas dificuldades e autenticidade na prática do amor. Na Festa da Santíssima Trindade, a fonte da unidade, o Brasil todo é convocado para expressar sua identidade como país cristão, superando os entraves políticos e econômicos que impedem seu desenvolvimento sustentável.

Falando de realidade humana, tocamos no tema da inclusão social, fato que deve ser um dos compromissos efetivos e sagrados do Estado, defendendo o estado de direito, próprio de cada cidadão. As práticas hoje não são condizentes com as necessidades humanas, porque visualizamos atos desumanos e excludentes, deixando na marginalidade grande porção da população brasileira.

Os seres humanos necessitam de paz e harmonia entre si, com a natureza e com Deus. Aí está a fonte da dignidade, do bem-estar e das bençãos fecundas do Senhor. Diz a Palavra bíblica que “a constância leva a uma virtude provada e a virtude provada desabrocha em esperança” (Rm 5,6). É a esperança que não engana e fortalece o empenho cotidiano na realização do bem para todos.

Para se ter compreensão verdadeira da realidade do ser humano, criado à imagem e semelhança do Criador, temos que nos libertar das amarras produzidas pela dinâmica da sociedade moderna. Estamos muito absorvidos pelo pensamento secularista e pelo laicismo, dificultando enxergar a dimensão espiritual, que faz parte essencial presente no coração das pessoas humanas.

Importa prestar atenção nos desafios da história e descobrir a fonte da dignidade, que está na filiação divina. “Sendo filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo” (Rm 8,16-17). Implica também responsabilidade na construção do bem da sociedade, fazendo com que ela seja humana e as pessoas se sintam felizes e corresponsáveis no contexto de sua vida social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca