segunda-feira, 16 de maio de 2016

Temer determina “pente-fino” nos gastos de Dilma com sites pró-PT


Os gastos federais com verbas de publicidade passarão por um “pente-fino”, o que deve implicar em um corte do financiamento de sites e blogs pró-PT que eram beneficiados na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff. A determinação do presidente interino Michel Temer (PMDB) é que o dinheiro seja gasto com produtos jornalísticos de interesse público e não com opiniões partidárias. A informação foi revelada pelo jornal “O Globo”.
De acordo com matéria do jornal Folha de S.Paulo deste domingo (15), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República fará, a partir desta semana, um levantamento do dinheiro e contratos disponíveis na área para que a diretriz seja aplicada. Nos governos de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sites e blogs simpáticos ao PT recebiam financiamento do Planalto e, muitas vezes, eram privilegiados em entrevistas exclusivas com os petistas. A prática, inclusive, foi alvo de críticas do PSDB e de partidos da oposição e levou o então ministro da Secom, Thomas Traumann, ao Congresso em 2015 para esclarecer o financiamento a esse tipo de publicação, além do uso de robôs virtuais para o envio de mensagens automáticas – revelada em documento vazado da própria secretaria.
Segundo a Folha, os gastos previstos com propaganda da Presidência, tanto institucional quanto de utilidade pública, eram de R$ 252 milhões. Até o fim de abril, cerca de R$ 80 milhões já tinham sido pagos. A redução de gastos, uma das prioridades do peemedebista, será também aplicada na Secom, mas campanhas de emergência, como a do combate à epidemia de zika, devem ser mantidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca