terça-feira, 9 de maio de 2017

Coluna “Quintal de Casa”


Por Hélcio Silva

09 de maio de 2017

Bom Dia - Paz na Terra! Não à violência!



Ele é Réu... E como Réu será interrogado...

Parece que o mundo vai cair! Parece que o mundo vai desabar!... Criou-se uma expectativa além do normal, como se o Lula não fosse um cidadão como eu ou como você. Lula não está acima da Lei e nem é um arcanjo da 13ª dimensão, local dos arcanjos iluminados... Como diria minha vó Luíza, “o Lula tá mais para um capeta que para anjo de Luz”...
E tem mais... Ele é diferente de alguns outros ainda só investigados... Lula já é réu... E como réu será interrogado, com estabelece a ordem jurídica...

Eu sou o Juiz, diz Moro...

Abro o jornal das expectativas... O Estadão adora fazer um espetáculo! Leio a manchete: 

“Eu não sou um dos times em campo, eu sou o juiz', diz Moro”

E vem um pequeno texto no prolongamento da leitura:

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, disse na noite desta segunda-feira, 8, que o interrogatório do ex-presidente Lula – marcado para a próxima quarta, 10 -, ‘parece um pouco extraordinário, mas é um ato natural no processo penal’. Moro se disse ‘um pouco preocupado com toda essa expectativa em cima desse ato, quando na realidade é algo absolutamente normal dentro do processo’.

O Juiz pergunta...

O juiz Sérgio Moro observou aos jornalistas do Estadão que o interrogatório ‘é meramente a oportunidade que o acusado tem de se defender no processo, acusado que pode ser inocente, pode ser culpado’.
“O juiz, basicamente, faz perguntas, o acusado responde com direito ao silêncio e pode até faltar com a verdade. Nossa legislação não prevê crime de falso testemunho para o acusado que vai a juízo e não fala a verdade. Diferente do sistema norte-americano, onde o acusado depõe se a defesa requer e aí é obrigado a falar a verdade, sob pena de perjúrio.”
Moro disse que no Brasil o rito é diferente do aplicado nos EUA. “No Brasil o acusado tem a possibilidade até de faltar com a verdade, sem ter qualquer penalização.”

Lula vai depor como Réu...

As forças de segurança pública do Paraná estimam que 50 mil manifestantes vão invadir Curitiba. Lula vai depor como réu em ação penal do caso triplex – o imóvel que a Lava Jato diz ser dele, o que é negado por sua defesa.

Cassação de Temer traria graves consequências

Vejam! Até isso é alegado. Comete-se crime eleitoral e depois se alega a hipocrisia do “vai ser pior”... se for cassado...
Diz esta notícia da Agência Brasil: “Cassação traria graves consequências ao país” – “A defesa do presidente Michel Temer enviou na noite de hoje (8) novas alegações finais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo que pode levar à cassação de seu mandato por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014. Os advogados voltaram a afirmar que um eventual afastamento dele do cargo teria graves consequências ao Brasil.”

Dilma vai ao depoimento de Lula...

A ex-presidente Dilma Rousseff  deve ir a Curitiba acompanhar seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, no seu primeiro depoimento ao juiz Sergio Moro. Ela se programou para chegar na manhã de quarta na capital paraense e deve ir embora no mesmo dia.

Justiça limita acesso para audiência de Lula...

Para tentar evitar tumulto durante o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, previsto para ocorrer nesta quarta-feira, 10, em Curitiba, a Justiça do Paraná proibiu acampamentos na cidade e restringiu a circulação de pedestres e veículos em áreas próximas à sede da 13.ª Vara Federal, local onde será realizada a audiência. Caravanas organizadas por movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos já estão a caminho da capital paranaense. Após um apelo de Moro, grupos antipetistas, porém, desistiram de acompanhar o depoimento “in-loco”.

Mais processo contra Cunha...

A Primeira Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu remeter para a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba o processo penal em que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e a ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Pereira de Almeida, são acusados de participação no esquema de corrupção em contratos da Petrobras. Com isso, a ação será julgada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato.

Janot pede afastamento de Gilmar...

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal que afaste o ministro Gilmar Mendes da relatoria do habeas corpus do empresário Eike Batista e que anule todos as decisões tomadas por ele no processo, inclusive a que determinou a sua soltura em abril. Janot questiona a isenção de Gilmar pelo fato de a sua esposa, Guiomar Feitosa Lima Mendes, ser sócia do escritório de advocacia Sérgio Bermudes, que presta serviços a Eike Batista em processos no âmbito cível. O empresário teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio, na Operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato no Estado, em janeiro. Ele foi solto por decisão monocrática de Mendes em abril.

Quem paga a conta?...

Vejo hoje na coluna do Cláudio Humberto:
“A comitiva de parlamentares do PT a Curitiba, nesta quarta-feira (10), será bancada com dinheiro público, por meio de passagens aéreas ida e volta e ressarcimento de todas as despesas com hospedagem, alimentação e aluguel de carros, por exemplo. O líder na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP), citado nas delações da Odebrecht, confirmou que “mais da metade da bancada” vai a Curitiba, depois desconversou.”

Ainda hoje vou ler...

Ainda hoje, aqui mesmo no quintal, vou ler o artigo do jornalista Paulo Castelo Branco, com o título: Maduro está podre, e Lula bichado... E depois - claro - publicarei o texto no meu blog...

Índios do conflito de Viana

A Secretaria de Saúde do Maranhão divulgou o estado de saúde dos três índios da etnia Gamela que estão internados no Hospital Dr. Tarquínio Lopes Filho, situado no bairro Madre Deus, em São Luís. Eles estavam envolvidos no conflito entre índios e fazendeiros ocorrido no último dia 30 de abril, no povoado Bahias, na cidade de Viana, a 220 km de São Luís. Pelo menos 10 pessoas, entre indígenas e fazendeiros, ficaram feridas durante o conflito provocado por disputa de terras. Segundo a nota da SES, Aldeli de Jesus Ribeiro será submetido a uma cirurgia ortopédica nesta terça. O paciente José de Ribamar Mendes já realizou os exames pré-operatórios e aguarda melhora do quadro lesional para agendamento de cirurgia ortopédica. O indígena José André Ribeiro recebeu alta hospitalar na segunda-feira (08).

Tô Indo...

Tô Indo, meus amigos e amigas!... Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca