segunda-feira, 19 de março de 2018

Papai Noel esqueceu que eu era criança

Minha crônica da Noite

Hélcio Silva

(19 / 03 / 2018)


Eu queria um velocípede, daqueles de três rodas, quando criança fui, e Papai Noel esqueceu de que eu era criança!

Passam tempos, passam anos; quase um século já se foi... E Papai Noel até já morreu!

Mas agora, mesmo sendo agora, eu quero meu velocípede. Quero-o potente, moderno, equipado para filmar, gravar e fotografar tudo.

Um velocípede potente, com tração nas três rodas... Pois só assim poderei passar pelas estradas (ou ruas) de lama, buracos e abismo nas cidades que vou...

Ah!... Quase esqueço! Um velocípede a motor, movido a energia solar, com velocidade média de não mais que 50 quilômetros por hora... Pois, mais lento vejo melhor o que os prefeitos deixaram de fazer.

Ué! Pensei agora! Alugarei uma casa em Viana, à beira do mais lindo lago!...

Se assim for, terei que escrever muitos diários para uns vinte blogs que poderei organizar, tal a quantidade de tantas queixas do povo sofrido, que há anos sofre...

Em Viana, receberei logo uma porçãozona de queixas... Aliás, o prefeito de lá ainda não desceu do palanque do carnaval...

Deixo Viana, entrarei com meu velocípede em Penalva. Vai ser um Deus nos acuda!... As queixas contra o prefeito já estarão anotadas em boletins de ocorrências, a começar pelos buracos da cidade

Vixe! Chegarei a Matinha. Não sei quando, mas chegarei!...

Lá a coisa começa na entrada da curva, principalmente sobre o descaso com a Educação, com o transporte escolar, com as estradas abandonadas...

Deixando Matinha, dirijo meu velocípede para uma  entradinha em Olinda. Sentirei, logo ao entrar – e isto é previsto –, alguns filhos da cidade dizendo que as promessas de campanha não foram cumpridas... E irei perguntar como estão as Escolas de lá... E também perguntarei a gente do povo como vai a Saúde Pública...

Deixarei Olinda...

Colocarei o velocípede na estrada principal e apertarei para o ponteiro grudar nos 50 quilômetros: velocidade máxima!

Terei pressa em chegar a São João...

Lá e de lá sei tudo da política e dos políticos de lá...

O que tem de grupo político lá... é uma joia!... Tem grupo do João e do Eduardo (um grupo só), tem grupo do Amarildo, tem grupo do Junior de Fabrício, tem grupo do Zequinha Soares, tem grupo do Mecinho... Tem até grupo do Rui...

O João, o prefeito de lá, entrou no Mais Asfalto do Flávio... O Flávo tá enganando todo mundo com esse “Mais Asfalto” dele...

Quando eu chegar mesmo por lá, com meu velocípede de tração nas três rodas, irei pelas estradas abandonadas da zona rural... É um abandono total... Também vou espichar até ao porto da Raposa... O velocípede aguenta: tem tração nas três rodas...

Aguenta, João!

Vou te visitar em São João...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca