segunda-feira, 13 de agosto de 2018

COREIAS CONFLITO: Coreias vão realizar nova reunião em Pyongyang em setembro

EFE Seul 13 ago 2018



Representantes das duas Coreias decidiram nesta segunda-feira realizar uma nova cúpula entre seus líderes em Pyongyang em setembro próximo, segundo anunciaram ambos os países em comunicado conjunto.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, farão na capital da Coreia do Norte seu terceiro encontro, depois de se reunir em duas ocasiões anteriores na fronteira entre ambos os países nos dias 27 de abril e 26 de maio.

Espera-se que a nova reunião sirva para avançar na Declaração de Panmunjom, assinada pelos dois governantes em seu primeiro encontro, e na qual ambos se comprometeram a melhorar laços e a trabalhar para estabelecer a paz e a "total desnuclearização" da península coreana.

Delegações dos dois países, que permanecem tecnicamente em guerra, tiveram hoje uma reunião na mesma cidade fronteiriça norte-coreana onde aconteceu o histórico primeiro encontro entre Moon e Kim, para definir os detalhes da nova cúpula.

Embora ambas as partes tenham fixado o local para o terceiro frente a frente entre seus máximos responsáveis, resta definir a data exata do encontro.

"Também analisamos a situação atual da implementação dos pontos da declaração de Panmunjom, e fizemos consultas para avançar na sua aplicação", afirma um comunicado conjunto das duas Coreias, divulgado ao final da reunião de hoje pelo Ministério de Unificação do Sul.

Na sua reunião de abril, Moon e Kim já tinham combinado realizar no outono (hemisfério norte) uma nova cúpula na capital norte-coreana, segundo informa a declaração final divulgada ao final desse primeiro encontro entre os líderes das duas Coreias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca