terça-feira, 20 de agosto de 2019

ÁGUA NO MUNDO

Situação da Água no Mundo




Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios. Logo, o uso desse bem precisa ser pensado para que não prejudique nenhum dos diferentes usos que ela tem para a vida humana.

A água não está limitada às fronteiras políticas dos países, razão pela qual quase metade da superfície terrestre é conformada por bacias hidrográficas de rios compartilhados por dois ou mais países. O Brasil compartilha cerca de 82 rios com os países vizinhos, incluindo importantes bacias como a do Amazonas e a do Prata, além de compartilhar os sistemas de aquíferos Guarani e Amazonas. Esse cenário se traduz em diferentes e oportunas possibilidades para a cooperação e o bom relacionamento entre os países.

No cenário da cooperação internacional, a Agência Nacional de Águas (ANA) tem um amplo conjunto de projetos já executados, em negociação ou em implementação, os quais, por se enquadrarem na tipologia da cooperação técnica internacional, são tratados conjuntamente com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC/MRE). O cenário institucional envolvido contempla parcerias bilaterais, parcerias com organismos e programas internacionais, além de discussões técnicas para o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre distribuição, uso e monitoramento da quantidade e qualidade da água. Essas ações de cooperação internacional, notadamente com países em desenvolvimento, permitem que a ANA contribua, de forma significativa, para a gestão de recursos hídricos no mundo, especialmente nas ações de contexto regional.                                                    

Fonte – Agência Nacional de Águas (ANA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca