quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A Velha Política no Maranhão continua

Dino cede a pressões e pratica a “Velha Política no Maranhão”

Por Hélcio Silva

23 / 09 / 2020

Vivi os anos de Vitorino, do eu quero, eu mando, eu posso...

Três verbos que o nosso governador conjuga muito bem, hoje, no tempo presente...

Uma recordação do vitorinismo..., talvez!

Ainda não saímos da velha política.

Nada mudou no Maranhão..., pois, a modernidade que temos ou pensamos ter, na política, é a mesma de ontem, com os mesmos costumes: só mudaram os coronéis!

Quero, posso e mando

Leio o que vejo hoje, vou lendo e escrevendo!

O governador Flávio Dino conseguiu enganar a maioria da população maranhense, quando, de forma incisiva, condenava a velha política e prometia promover uma administração progressista, voltada para os interesses maiores da população e rechaçava a barganha e o favorecimento a quem quer que fosse.

Mentira!!!

Hoje toma partido a favor da direita, do centro e da esquerda, dependendo dos próprios interesses, no âmbito dessa politicalha que continua no nosso Estado.

Quero deixar claro, como muita gente também deseja, que sou favorável à construção e pavimentação de todas as estradas vicinais, porque os moradores da zona rural produzem e precisam escoar suas produções. Mas, fazer isso para beneficiar um candidato a prefeito sem cumprir com a sua obrigação de, por exemplo, cuidar das MAs e dos acessos às sedes municipais, pode-se considerar, no mínimo, falta de responsabilidade do governo com os problemas maiores do povo maranhense.

É preciso esclarecer, também, que neste caso o agravante é o fato de o candidato não pensar nos moradores dos povoados, mas nos próprios interesses da família, uma vez que é filho do povoado beneficiado.

Outro aspecto a ser analisado é que essa obra em execução no município de São João Batista representa favoritismo político a alguém que, de qualquer forma, quer ser prefeito. Já na Convenção que homologou sua candidatura ele levou autoridades dos poderes judiciário e legislativo, para mostrar prestígio e dá discurso aos seus poucos cabos eleitorais de que ele manda no Maranhão. Tudo bem se o povo o apoiasse e concordasse com o seu discurso autoritário e sem conteúdo.  

Mas o candidato não preocupa ninguém, o ato do governador em autorizar e financiar a obra nos meses que antecedem as eleições, sim. Além de ser considerado um ato que além de favorecer um pequeno grupo, de pequena representatividade política, deixa de cumprir com a obrigação de manter em boas condições de trafegabilidade as estradas estaduais que cortam o Maranhão e os acessos às sedes municipais.

O momento não comporta mais privilégios nem autoritarismo. O governo deveria ficar distante da refrega política nos municípios, para merecer o respeito de toda a população que carece da presença governamental, principalmente no que diz respeito à Segurança, Educação e Saúde.   

O comportamento político do governador é reprovado pelo povo e a prova é de que o seu candidato preferido à prefeitura de São Luís, até agora, patina em apenas 2% na preferência do eleitorado. O governador Flávio Dino precisa se impor diante das pressões políticas ou de outros poderes, para merecer ou readquirir o respeito do povo maranhense.

Não permitir a prática da velha política é o caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca