segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Minha Tribuna

(Minha Tribuna)

Hélcio Silva

(22 / 02 / 2021)

...E A JUSTIÇA SE RETIRA POR ALGUMA PORTA...

"Quando a política penetra no recinto dos Tribunais, a Justiça se retira por alguma porta" - François Pierre Guillaume Guizot (1787 - 1874), político e historiógrafo francês, liberal-conservador. Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, de setembro de 1847 a 23 de fevereiro de 1848.

NÃO É BEM ASSIM...

São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.... (Porém, nem sempre é assim! Há, em alguns casos, nesse nosso planeta Terra, onde um é mais ditador que o outro (ou outros), contrariando princípios da constituição).

A DITADURA DA TOGA...

No dia 19 de fevereiro, após a reunião do julgamento que manteve a prisão do deputado Daniel Silveira, pela Câmara Federal, o senador Eduardo Girão postou a sua reação nas redes sociais:

“Nosso parlamento se apequena mais uma vez diante da ditadura da Toga. Há relação direta entre a omissão covarde da Câmara e o famigerado Foro privilegiado, a blindagem da corrupção no Brasil. 364 deputados preferiram abrir mão da IMUNIDADE e manter o círculo vicioso da IMPUNIDADE.”

SEM MEDO...

Eu vou ainda caminhando pela Ilha, lendo um poema! Dou uma parada. Abro novamente as páginas das redes sociais do senador Girão e vejo...

“Diante de mais um abuso do STF assinamos um requerimento do Roberto Rocha, senador pelo Maranhão, convocando o ministro Alexandre de Moraes para prestar esclarecimentos ao Senado e dizer qual a linha tênue de “liberdade parlamentar”. Não podemos nos intimidar!”

O DEPUTADO ESTÁ PRESO A QUE TÍTULO?

Esse é o título de um artigo do Dr. James Walker sobre a prisão do deputado Daniel Silveira, que ainda hoje publicarei em meu blog... Ele destaca, entre outros argumentos, o artigo 53 da Constituição Brasileira:

“Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

 § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.”

UMA PAUSA PARA O POETA CARLOS AYRES BRITTO...

Ele foi Ministro e presidente do STF, é poeta e escritor. Eu leio seus textos e encontro a poesia na alma de suas palavras... Três frases dele:

*A poesia é o mais enluarado céu da filosofia.

*Honesto é uma palavra que se deve pronunciar de peito estufado. Corrupto, de dedo em riste.

*É de subida, não de descida, a viagem para o fundo da gente mesma.

COISA DE R$ 1 BILHÃO... DINHEIRO MUITO!!!

O senador Roberto Rocha continua fiscalizando até os botões do Governo Flávio Dino... Nada fica fora do crivo do Roberto... Esta é a última:  

“O Governo do Maranhão arrecadou R$ 1 bilhão de ICMS em janeiro. Um recorde para o Estado que já tem a MAIOR alíquota do imposto no Brasil...”

Dinheiro muito, gente minha!... Muito dinheiro!!!...

JANAÍNA NÃO ENGOLIU A NOMEAÇÃO DO GENERAL...

Da deputada Janaina Paschoal sobre a nomeação de um general para a presidência da Petrobrás:

“Eu tenho muito respeito pelas Forças Armadas e pelo General indicado para presidir a Petrobrás, mas o Presidente da República precisa entender que ele não pode querer contornar toda e qualquer crise nomeando Generais, por mais competentes que sejam. Sem falar na interferência...”

MORO PRESIDENTE...

Mas a nossa querida deputada Janaina Paschoal está sempre em evidência! No último dia 16 deste mês de fevereiro, ela lançou Moro presidente:

“Haja vista o inferno em que estão transformando a vida dele, não vejo outro caminho para Sérgio Moro, além de se candidatar à Presidência da República em 2022. Querem derrubar todo o trabalho dele, não querem que ele advogue, nem que preste consultoria...”

FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR...

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, participou, na tarde deste sábado (20), da abertura arquidiocesana da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, que aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. Neste ano, a campanha traz como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor“ e o lema bíblico é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.

“A campanha deste ano é especial porque prega a união, o diálogo, e nos inspira com a maior lição que Jesus nos deixou, que é amar aos outros como a si próprio. É isso que devemos fazer no nosso dia a dia”, destacou

TÔ INDO...

Bom dia meus amigos e minhas amigas...

Até mais ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca