segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Àlcool não faz bem para a saúde, diz médica da Opas

“É mito que o álcool faz bem para a saúde”, diz médica da Opas

Não existe evidências de que o consumo de alcool contribua para uma vida saudável, afirma Opas

8 agosto 2022

Saúde

Da ONU NEWS

Consultora-sênior da Organização Pan-Americana da Saúde afirma que ingestão de bebidas alcoólicas sempre está atrelada ao risco; mortes pela substância na região podem ultrapassar 85 mil; OMS faz recomendações para reduzir o problema.

A consultora-sênior para Álcool e Abuso de Substâncias da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, afirma que é um mito dizer que o álcool “em pequenas doses” pode trazer benefícios à saúde.

De Washington, Maristela Monteiro explicou à ONU News que a ingestão do produto está sempre atrelada ao risco e que, embora a agência da ONU não promova a proibição, não existe evidências de que o consumo contribua para uma vida saudável.

Riscos do álcool

“As pessoas podem decidir usar. Nós não estamos promovendo que nós devemos proibir o uso de bebidas alcoólicas, mas esse uso não tem benefício para a saúde. Desde o ponto de vista da Opas e da OMS, existe sempre um risco associado a esse consumo, que varia de idade, sexo, país, as políticas que existem, mas não é livre de riscos totalmente. Então, as pessoas devem refletir sobre isso e saber encontrar o seu limite olhando para as informações que sejam confiáveis e não as que são promovidas por aqueles que querem só vender bebidas alcoólicas.”

Um estudo da OMS, de 2021, revela que cerca de 85 mil mortes foram causadas diretamente pelo álcool nas Américas. Maristela Monteiro explica que isso significa condições como a insuficiência de órgãos pelo abuso da substância.

O estudo aponta que os óbitos ocorreram por, principalmente, doença hepática, 63,9%, e distúrbios neuropsiquiátricos, 27,4%, como dependência de álcool.  

No entanto, a médica lembra que, anualmente, o número de mortes sobe para mais de 370 mil quando se considera outros efeitos, como acidentes de trânsito.

Buscando ajuda

A consultora da Opas alerta que a falta de restrições na publicidade e acesso atinge os jovens, que podem iniciar o consumo de bebidas alcoólicas de forma precoce. Maristela Monteiro destaca que a ingestão pode causar danos na formação cerebral dos menores.

Pensando em atender esse grupo, a Opas lançou uma assistente digital que responde questões sobre o consumo de álcool. A consultora-sênior da Opas explica que “Pahola” pode ser acessada de forma gratuita e totalmente online pelo aplicativo.

“Ano passado, nós desenvolvemos uma assistente digital que parece humana, e ela fala três línguas: inglês, português, espanhol, e logo a gente vai lançar em setembro. Ela fala sobre temas de alcance, fornece informação que é confiável, baseada na evidência científica recomendada pela Opas. Qualquer pessoa pode acessar, anonimamente, não coletamos nenhum dado individual. Ela responde de uma maneira privada e confidencial. Ela pode fazer a avaliação do risco e pode recomendar serviços”

Taxação, hábitos da ingestão e redução de danos

Pahola foi treinada por especialistas da Opas para fazer recomendações sobre em mais de 150 temas diferentes, avaliar os riscos dos usuários e dar orientações para um plano de mudança.

Para as autoridades, a Organização Mundial da Saúde, OMS, disponibiliza uma série de recomendações para a redução dos danos causados pelo álcool.

A agência da ONU indica a restrição de propagadas e acesso, a taxação dos produtos, avaliar os hábitos da ingestão de álcool na saúde básica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca