quarta-feira, 16 de abril de 2014

Hospital do Idoso de Curitiba recebe certificação em cirurgia segura



O Hospital do Idoso Zilda Arns, de Curitiba, recebeu a certificação na categoria diamante do Programa Integrado de Cirurgia Segura Target Zero, realizado pela 3M do Brasil. A premiação foi entregue durante o 3.º Congresso Internacional de Prevenção de Infecções, realizado no Guarujá (SP), no início deste mês. O Hospital do Idoso é a primeira instituição pública da Região Sul a receber essa certificação.
Entre os critérios levados em consideração na avaliação das instituições hospitalares estão as evidências clínicas (protocolos construídos através de guias, consensos e recomendações nacionais e internacionais publicados e reconhecidos); a capacitação técnica e educacional dos profissionais envolvidos no processo e as tecnologias empregadas pelos hospitais nos procedimentos cirúrgicos.
Durante o processo de certificação, o hospital passou por uma rigorosa avaliação, composta de 102 itens relacionados à limpeza, esterilização, as diferentes etapas da cirurgia (pré, intra e pós-operatório), infraestrutura do hospital, recursos humanos e atividades de segurança do paciente.
Segundo o farmacêutico bioquímico André Luís Rici Cabral, líder da equipe de Serviços Profissionais da Divisão de Prevenção de Infecção da 3M, o Programa Integrado em Cirurgia Segura Target Zero envolve práticas relacionadas à prevenção de infecção no ambiente cirúrgico. Nos últimos três anos, 65 hospitais brasileiros receberam a certificação.
Cabral fala que a iniciativa da 3M em reconhecer as boas práticas hospitalares começou em 2005, com o Programa de Certificação em Esterilização. “Os resultados obtidos, como o reconhecimento dos nossos clientes na época, impulsionou a criação de novos programas. Oferecemos um processo pelo qual o hospital possa atingir um novo patamar de cuidado com a saúde, com práticas voltadas à prevenção, pois é mais seguro, ético com o paciente e custa menos realizar práticas preventivas ao invés de tratar um evento adverso”, analisa.
O diretor de Práticas Assistenciais do Hospital do Idoso, Altair Damas Rossato, que recebeu a premiação, conta que esta foi a primeira vez que a instituição participou da certificação da 3M do Brasil. “É uma iniciativa que comprova a qualidade das técnicas do hospital, uma segurança para os profissionais e, principalmente, para os pacientes”, comenta.
Para o diretor-geral da Feaes, Gustavo Justo Schulz, a premiação da 3M é um reconhecimento público da qualidade da assistência dispensada aos pacientes do Hospital do Idoso. “O hospital sempre prezou pela segurança assistencial aos seus pacientes. Em apenas dois anos de funcionamento, conseguimos o reconhecimento da população e de entidades de reconhecimento internacional”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca