segunda-feira, 24 de abril de 2017

ONU celebra 10 anos da Declaração sobre Direitos dos Povos Indígenas

Aniversário é o destaque da 16ª sessão do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, que começa esta segunda-feira; mais de 1 mil participantes reunidos na sede da organização até 5 de maio.

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

Começa nesta segunda-feira o 16° Fórum Permanente sobre Questões Indígenas. Mais de 1 mil participantes de todo o mundo estarão reunidos na sede das Nações Unidas até o dia 5 de maio.

Neste ano, a sessão será especial, com a celebração do aniversário de 10 anos da Declaração sobre Direitos dos Povos Indígenas. Este é o documento internacional mais abrangente para os povos nativos, incluindo os direitos à autodeterminação, às terras tradicionais, territórios e recursos; à educação; cultura; saúde e desenvolvimento.

Violência

A presidente do Fórum, Mariam Wallet Aboubakrine, explica que a Declaração "melhorou a vida dos indígenas, sendo que alguns países tomaram medidas constitucionais e legislativas para reconhecer direitos e identidade dos povos nativos".

Mas ela lembra que os indígenas continuam sendo desalojados de suas terras e enfrentando violência, especialmente mulheres e jovens. A presidente do Fórum pede ação concreta para que todas as nações implementem o que está na Declaração e assim, garantam a sobrevivência e a dignidade dos povos nativos.

Durante as duas semanas de debates da ONU, serão examinadas no Fórum Permanente sobre Questões Indígenas questões ligadas a mulheres, aos jovens, à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e aos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca