quinta-feira, 14 de março de 2013

Saúde: Reforma no Ouvidor Pardinho

Em Curitiba

Reforma da US Ouvidor Pardinho vai melhorar atendimento a

idosos


Ouvidor Pardinho

A Prefeitura de Curitiba quer ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população da região central, que concentra muitos idosos. Por isso, a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho recebeu prioridade no plano de reforma de equipamentos de saúde. O projeto para a unidade inclui ampliação do horário de atendimento, novas equipes de saúde e a manutenção das atividades realizadas pela Fundação de Ação Social (FAS).
Mesmo com as obras, os usuários da Unidade Básica de Saúde continuam sendo atendidos no local. Os usuários do Centro de Especialidades Médicas que agendaram consultas referenciadas serão avisados por telefone caso o endereço da consulta seja alterado. As atividades As realizadas pela Fundação de Ação Social (FAS) no Centro de Atividades para Idosos (Cati) foram transferidas temporariamente para outros locais na região central e retornarão à Ouvidor Pardinho assim que a reforma for concluída.
As obras resultarão em melhor aproveitamento do espaço físico, o que permitirá aumentar o número de consultórios de 15 para 23. A unidade também ganhará uma sala de estabilização voltada para atendimento de situações de emergência. Tudo isso sem prejuízo às demais atividades que lá são desenvolvidas pela FAS.
“Priorizamos a reforma da Unidade Ouvidor Pardinho para ampliar a oferta e qualidade dos serviços prestados à população da região central de Curitiba”, explica o secretário de Saúde, Adriano Massuda. Segundo o secretário, a população do Centro requer atendimento especial, em razão de ser uma população predominantemente idosa e em boa parte desassistida de atendimento à saúde.
A unidade, que já conta com atendimento odontológico, passará a contar com seis novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), formadas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde (profissionais que moram na região e que reforçam a aproximação entre as equipes e a comunidade).
Além disso, será oferecido atendimento especializado de Geriatria. A unidade também ganhará um Núcleo de Apoio à Saúde da Família, formado por fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, profissional de educação física e psicólogo, além de médicos especialistas em cardiologia e neurologia.
O atendimento no local, que hoje vai até as 19 horas, será estendido até as 22 horas.

Vantagens
Com a implantação de equipes de Saúde da Família, será possível ampliar o leque de serviços prestados à população, envolvendo ações preventivas, de acompanhamento médico e visitas domiciliares.
Para o diretor de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Poli Neto, a Estratégia de Saúde da Família traz a vantagem de fazer com que equipes de saúde cheguem às pessoas com maior dificuldade de ir até a unidade, ampliando a oferta de serviços a quem mais precisa.
Massuda garantiu que as ações intersetoriais desenvolvidas na Praça Ouvidor Pardinho serão fortalecidas e ampliadas, com atuação conjunta entre Saúde, FAS, Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Curitiba. “A ideia é ampliar as atividades esportivas naquele espaço e ainda incrementar com atividades culturais, mantendo a referência que a Ouvidor Pardinho representa para Curitiba hoje.”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.