terça-feira, 17 de agosto de 2021

Intervenção Federal?

“Não acredito em intervenção federal no momento”, diz general Heleno

Por Hélcio Silva

(17 / 08 / 2021)

A notícia corre beirada, ao longo das beiradas das praias e também às margens dos rios. Uma inquietação, não restam dúvidas...

Leio, olho, vejo bem, o que afirma o general Heleno:

“Não acredito em intervenção federal no momento”


Onde li?

Nas páginas do MSN, texto de Gabriela Oliva do Portal Poder 360..

Diz o texto, inicialmente: “O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, falou ontem, 2ª feira (16.ago.2021), sobre não acreditar em uma intervenção federal, mas ver, em caso de necessidade, a atuação das Forças Armadas como um poder moderador. Também criticou a postura do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a prisão de Roberto Jefferson e defendeu o centrão”.

E vem mais declaração do general:

“Eu sinceramente, na situação atual, não acredito que vá haver intervenção das Forças Armadas. Estão acontecendo provocações de uma parte e outra parte, é isso não é aconselhável porque cria um clima tenso entre 2 poderes e entra o legislativo como mais 1 complicador nessa situação. É importante que busquemos um ponto de equilíbrio e tenhamos a preocupação de não cometer excessos. Nenhum dos Poderes. Para a opinião pública, há uma certa concordância nesse papel do Judiciário que tem colocado as coisas numa tensão maior. Não acredito em intervenção no momento. Essa intervenção poderia acontecer em um dado muito grave, discordo até sobre o que fazem sobre o artigo 142, mas acho que não seria empregado na situação atual e espero que não precise ser empregado jamais”, disse Heleno.

Diz ainda o texto de Gabriela Oliva

- O ministro do GSI também falou sobre o “artigo 142” em referência ao artigo da Constituição Federal que autoriza a realização de intervenção militar. Durante a entrevista, disse que se está no texto constitucional ele pode ser usado, mas o ideal é que isso não ocorra .“O ideal é que o 142 não precise ser utilizado”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.