sábado, 4 de novembro de 2023

Ontem foi dia de Flor de Lys - Lembranças e saudades

Direitos Humanos HOMENAGEM PÓSTUMA

Hoje, se viva fosse, Flor de Lys, colunista e guerreira maranhense, completaria 93 anos de idade

Flor de Lys é uma guerreira imortalizada por seu caráter, sua retidão e sua luta em prol de igualdade e pelos amplos direitos das mulheres

03/11/2023 

Por: Mhario Lincoln / Fonte: Redação do Facetubes/Flor de Lys


Redação do Facetubes

(A equipe de redação decidiu fazer essa homenagem à genitora de nosso editor, jornalista Mhario Lincoln, que nesta data, faria 93 anos).

 

Nascida nas entranhas do município de Rosário, no Maranhão, Flor de Lys trilhou uma trajetória incomum, transformando-se em uma figura mítica da resistência feminina. Uma mulher de determinação férrea, que, apesar das adversidades, venceu por onde passou.

Uma mãe amorosa e destemida, Flor de Lys enfrentou os poderosos da Justiça, desafiando todas as probabilidades, para garantir que seus filhos permanecessem sob sua orientação e amparo (Mhario Lincoln e Orquídea Santos). Em meio a uma sociedade provinciana, repleta de tabus e preconceitos, ela se posicionou como uma força disruptiva, quebrando paradigmas e desafiando normas.

Foi a segunda mulher a dirigir um automóvel em São Luís-Ma. Uma das únicas com coragem para pedir judicialmente um "desquite". Uma das primeiras colunistas diárias dos jornais locais da cidade. Intérprete, poeta e escritora, além de jornalista, ela se apresentou várias vezes ao lado do violonista Zé Hemetério nas luaradas do Hotel do Araçagy, do inesquecível Moacir Neves. Foi a primeira mulher a tocar trompete, numa banda exclusivamente masculina, nas datas de Sete de Setembro, além de apresentar programas de Televisão por mais de 40 anos.

Sua influência não se limita a esses feitos. Flor de Lys tornou-se uma voz poderosa em prol das mulheres de sua época. Se posicionou sempre ao lado daquelas que lhe pediram ajuda. Ainda hoje é exemplo para gerações e para muitas jovens que, ao participarem dos Concursos de Miss Maranhão/Brasil, que ela promovia, conseguiram se posicionar em um ambiente de evolução de melhor educação, caráter e ética.

Com apenas o ensino médio completo, Flor de Lys mostrou que a educação básica também ajuda na perspicácia, carisma e determinação. Foi assim que alcançou patamares sociais que muitos consideravam impossíveis para alguém de sua origem. Ela provou que a boa vontade e a paixão podem mover montanhas.

Hoje, no aniversário de seus 93 anos, São Luís pode não estar comemorando com fogos e festividades ruidosas, mas certamente a está homenageando em silêncio. Cada rua, cada esquina e cada coração que foi tocado pela história inspiradora de Flor de Lys, reverencia sua memória. Ela pode não estar presente, mas seu legado e espírito vivem em cada mulher, cada mãe e cada lutadora, muitas, seguindo por sua incrível jornada.

ABAIXO, a produção de um vídeo em que Wellington Reis e Salomão Junior homenagearam Flor de Lys, regravando um de seus sucessos dos anos 60.

 

 


MHL: Tomado que fui de surpresa por esse mimo (texto acima) de minha equipe, quero agradecer de coração essa homenagem a minha mãe que,  depois de Deus, é a que depositei mais Fé em tudo que nos uniu e continua unindo, porque sinto minha mãe a todo momento ao meu lado. Ela é imortalizada em cada momento que vivo: cheiro, flores, nuvens, risadas, abraços e... saudades. Obrigado, mãe. (Mhario Lincoln). Agradecimentos igualmente a Wellington Reis e Salomão Junior, a Marcia Carvalho e a toda equipe que produziu esse vídeo e também imortalizou a minha mãe Flor de Lys, enquanto cantora, compositora e guerreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.