sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Coluna de São João Batista - por Hélcio Silva (09/ 08 / 2024)


Coluna de São João Batista

Hélcio Silva

(09/ 08 / 2024)

*****



Jovem morre com dois tiros em São João Batista

Um jovem de 27 anos acaba de ser assassinado a tiros em praça na localidade de Bom Viver, em São João Batista. O crime foi praticado por dois homens que estavam num mota preta. A vítima ainda foi levada para o Hospital de Sã Vicente, porém, acabou morrendo. Aliás, chegou praticamente sem vida ao hospital. A vítima, de nome Alexandre, morava no povoado Centrinho, em São João Batista.

Violência na região  

São muitos os casos de violência nesta região da baixada; e acaba ficando tudo por isso mesmo, sem providências das autoridades responsáveis pela Segurança Pública. Quase todos os municípios da baixada passam por este difícil momento de insegurança. Muitos jovens são vitimas dessa violência.

Por que tantos crimes?

Muitos sabem que essas violências chegam em consequência do crime organizado, com as drogas, sem controle das autoridades, que parecem impotentes no combate aos criminosos.

O crime organizado existe porque o poder público é fraco e incompetente para combater a criminalidade. Nossos jovens são as maiores vítimas. Estamos, todos, sem proteção, por falta de governo firme, competente e com coragem de enfrentar esse poder do crime.

Ação da Polícia...

Não sei se no caso citado da morte deste jovem (Alexandre) seja crime de vingança, fato que cabe à polícia investigar. Mas todo crime de morte é crime. Foram dois homens que praticaram o crime. A polícia já tem informações sobre a identidade dos criminosos? Só uma intensa investigação pode levar ao conhecimento dos fatos que deram origem do crime.

Insegurança Pública...

Em quase todos os municípios do Maranhão nota-se a falta de segurança pública. Tá faltando um plano geral, eficiente e competente de Segurança Pública. Culpa de quem? Do governo atual... Esse governo do Maranhão é fraco... Muito fraco... (meu nome é Hélcio)

O prefeito de São João em Olinda...

Ontem, já no final da tarde, fui informado que o atual prefeito de São João Batista, Mecinho Soares, deveria visitar, na manhã de hoje (sexta-feira), o povoado Olinda dos Aranhas. A visita seria em companhia do ex-vereador Assis Araújo, Hoje, logo depois do almoço, fui informado por Assis, que a visita - com caminhada pelo povoado - será amanhã, sábado.

Tempos de caminhada...

Pelo que sei e conheço de eleições municipais, fim de semana (sábado e domingo) são dias de caminhada de candidatos. Essa tradição é também aqui em São Luís... Faz parte da política.

Não me perguntem, quem me disse...

Imaginem se eu falar quem me disse. Fui informado que há um desejo do povo de São João promover uma mudança na composição dos vereadores na Câmara Municipal de São João Batista. Só o povo pode fazer, pelo voto. O povo é soberano... Os atuais vereadores de São João poderiam ter feitos muito mais pela cidade, pelo menos bons discursos, promovendo bons debates. Faltam bons debates na Câmara Municipal de São João Batista sobre os problemas do município, da cidade. Eu já escrevi no meu blog tantas vezes sobre a estrada de Santana... e demais estradas rurais do município muito mais do que alguns vereadores poderiam ter feito, como parlamentares. Muitos gostam do silêncio... do sossego! No caso lá de São Luís, o povo também precisa fazer uma renovação de no mínimo 80%... Tenho dito!

Prefeitos de São João...

O primeiro prefeito de São João Batista, pelo que sei, foi Merval Marques Figueiredo... E depois tivemos Achilles dos Santos Jacinto, Luiz Raimundo Costa Figueiredo, Jorge Gonçalves Figueiredo, Aderson Soares Figueiredo, Francisco Ferreira Figueiredo, José de Ribamar Ferreira Soares, Raimundo Antonio Campos Figueiredo, Eduardo Henrique Dominici, João Dominici, Amarildo Pinheiro, Junior de Fabrício, Surama Soares.

Não sei se esqueci alguém. Essa relação não está na ordem obedecendo ano a ano, não significando,pois, a sequência de ano a ano.

Ninguém foi melhor que Francisco e José...

A verdade precisa estar viva na história. Nenhum dos prefeitos citados foi melhor para São João Batista que o Francisco e o José. Os deputados Francisco Figueiredo e José Ribamar Dominici trabalharam e lutaram por São João Batista mais do que muitos prefeitos que já sentaram na cadeira de prefeito. E naquele tempo não havia essa dinheirama que tem hoje para eleições e para os municípios: o dinheiro era curto!... Mas o José e o Francisco eram, na Assembleia, entusiasmados lutadores no parlamento, em defesa de São João Batista e de toda a baixada maranhense. Apareceram depois, no parlamento da Assembleia Legislativa -, o João (Evangelista) e o Raimundo (Cutrim) - filhos também de São João Batista, porém, sem aquele entusiasmo de luta em defesa do povo joanino, bem diferentes do Francisco e do José.

E o Pará?... alguém há que perguntar...

O Pará é um deputado parado, sem aquela disposição de luta de um Francisco ou de um José... Mas São João vai caminhando, com seus problemas e sua luta!  

Avante, São João!...

Até mais ver!

*****

Meu nome é Hélcio

Apenas Hélcio

Nada mais que Hélcio...

(Nota: a Coluna funciona diariamente de Segunda a sexta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.