O Sistema está aí
Escrito por
Luiz Philippe de Orleans e Bragança*
O PL foi o partido que mais recebeu votos nessas eleições, aumentou o número de prefeitos e vereadores, mas o bloco dos 6 partidos do Centrão irá comandar dois terços das prefeituras no Brasil: MDB, PP, União, Republicanos, PSDB e PSD. O Centrão nomeia apadrinhados para cargos no governo e em diversas estatais, direciona gastos do orçamento federal e conta com anuência de juízes. Alguns parlamentares do PL, o maior partido de oposição, também fazem parte do bloco, mas são minoria.
Nas recentes eleições municipais, esses partidos se tornaram a maior força política local, vencendo em mais de dois terços das prefeituras. Uma vitória esperada, já que esses partidos, junto com a esquerda comandaram 85% do fundo eleitoral e tempo de televisão. O sistema de compra de votos, da velha política, ainda funciona, mesmo com as redes sociais.
Consequentemente, esses prefeitos e vereadores, que também são cabos eleitorais, vão ajudar a eleger mais deputados, senadores e governadores do Centrão. Diante desse cenário, o eleitor precisa saber de quem cobrar uma mudança, pois o Centrão se tornou a maior força política no Brasil. Precisa reformar o Judiciário? Quer pautar impeachment de ministro? Quer mais transparência e o fim da corrupção? Quer menos impostos, menos socialismo e mais economia de mercado? Cobra do Centrão.
Para agravar a situação, o governo federal e o Banco Central estão elaborando o DREX, moeda digital ainda opcional, mas que logo deve se tornar obrigatória. Ele permitirá ao governo monitorar quem está comprando o quê, de quem, por qual valor, onde e quando. Todas essas medidas estruturais da esquerda citadas acima devem turbinar os desvios e a falta de transparência já praticados por Brasília.
Ademais, prefeitos e governadores se tornarão IRRELEVANTES, por isso a esquerda não se preocupou em vencer eleições locais, o golpe de Estado da centralização e concentração de poder já foi dado, com a cumplicidade do Centrão, por omissão ou ignorância.
Ainda há tempo de consertar esse estrago. A oposição tem agido para tentar debelar todos esses planos, mas como vimos, a matemática das eleições não deu o poder majoritário para os partidos da oposição PL e NOVO. Nosso apelo, da oposição, é que você participe e ajude a cobrar o Centrão. O poder local tem efeito sobre o poder central e os eleitores estão mais conscientes do que nunca. Podemos juntos romper esse ciclo vicioso.
*Luiz Philippe de Orleans e Bragança é deputado federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.