quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Feliz Natal! Vida Nova na Terra e para a Terra

Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo de Mogi das Cruzes (SP)

Prezados irmãos no episcopado,

O Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, ligado à CNBB através da Comissão Episcopal da Caridade, da Justiça e da Paz, deseja a todos que a celebração do Natal de 2014 seja uma nova oportunidade para celebrar e defender a vida de todas as pessoas, os demais seres vivos e a vida da própria Terra.
A vida está ameaçada pela fome, injustiça social, violência, indiferença, agressão ao meio ambiente, desrespeito à obra da criação. A região Sudeste vive as apreensões da crise da água. Tudo indica que este seja um grito da Terra, avisando que já não está conseguindo manter a umidade e as chuvas nessa região.
Como tem destacado o pesquisador do INPE, Antônio Nobre, a destruição da Mata Atlântica foi realizada como se isso não trouxesse prejuízos climáticos, na ilusão de que a floresta amazônica teria capacidade, com os ventos que chegavam à Cordilheira dos Andes, de enviar a umidade que o Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste necessitassem.
Agora, com o desequilíbrio causado pelo desmatamento de uma área igual a três vezes o território paulista, a Amazônia não consegue manter de forma constante esse serviço ambiental e a região, já sem a reserva da Mata Atlântica, vê diminuírem as chuvas e secarem as represas. O Natal desse ano pode ajudar a pensar tudo isso.
O Natal de Jesus é a comprovação do amor apaixonado de Deus pela vida. Amou tanto o mundo que enviou seu Filho (Jo 3,16), o qual, ao fazer-se um de nós, indica o caminho a seguir: amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 15,12). Amar é cuidar para que todas as pessoas tenham vida digna, na liberdade, sem fome, violência, sem desastres socioambientais.
O Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, junto com outras redes de entidades, movimentos e pastorais que constituem a Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, está promovendo a campanha ENERGIA PARA A VIDA (www.energiaparavida.org ). Importante conhecer, apoiar e dinamizar esta Campanha em favor do uso do sol, dos ventos e da biomassa para produzir energia descentralizada em todas as regiões do país.
Esta é uma das políticas indispensáveis para ajudar a Terra a recuperar seu equilíbrio climático, deixando de extrair e queimar fontes fósseis de energia, que contaminam a atmosfera e colocam em risco a vida.

FELIZ NATAL para cada um dos irmãos na missão de anunciar a “alegria do Evangelho”.

(Texto originalmente publicado no site da CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca