quinta-feira, 9 de abril de 2015

Seminário internacional sobre o Uso do Automóvel na Cidade tem início nesta quinta-feira, em Curitiba


A mobilidade urbana nas grandes cidades do Brasil será discutida em Curitiba nesta quinta (9) e sexta-feira (10) durante o seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, organizado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Renault do Brasil, Associação Comercial do Paraná, Grupo GRPcom, Universidade Positivo e Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBPQ).
O evento será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui e tem como objetivo apresentar e discutir ideias inovadoras e soluções alternativas ao uso do automóvel, além de propostas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nas cidades e que possam ser implementadas em todo o mundo.
A abertura do seminário, na noite desta quinta-feira, a partir das 20 horas, terá a palestra-magna “A Mobilidade Individual Sustentável Livre de Carbono”, de Victor Etgens, diretor de pesquisa e treinamento do Vedecon, instituto francês que reúne companhias do setor automotivo, grandes empresas do setor aeronáutico, pequenas e microempresas, universidades, escolas de engenharias e órgãos do setor público. O secretário do Governo Municipal de Curitiba, Ricardo Mac Donald Ghisi, também fala na quinta sobre o “Uso Urbano de Carros”. Também está programado o lançamento do livro “O Automóvel – O Planejamento Urbano e a Crise das Cidades”, de Ricardo Caruso.

A programação da sexta-feira será aberta às 8h30 com a palestra “Mais Cidade, Menos Automóvel”, do ex-governador do Estado do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, autoridade mundial na área do urbanismo. Na sequência, serão realizadas três sessões de palestras e debates envolvendo especialistas, estudiosos e representantes do poder público, da academia, da indústria e da sociedade.
A primeira sessão, “Experiências de Sucesso da Administração Pública sobre o Uso Urbano do Automóvel”, será realizada a partir das 10h30 e terá como moderador o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e a participação de: Guadalupe Rodríguez Marcaida, da Secretaria de Transporte e Trânsito de Buenos Aires (Argentina); Mario Axel Miranda, da Secretaria de Segurança Pública e Rodoviária de Toluca (México); Manuel Heitor, do Centro de Estudos em Inovação e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal); e Françoise Meteyer-Zeldine, do Centro de Expertise sobre Meio Ambiente, Mobilidade e Cidades do Governo da França. Os palestrantes apresentarão os projetos e soluções de mobilidade urbana implantadas em suas respectivas regiões.
Academia
Os estudos da academia na área de mobilidade serão apresentados na sexta-feira, às 14 horas, na sessão “Revisão Acadêmica de Soluções implementadas e Novos Modelos para o Uso Urbano do Automóvel", com a moderação do diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Sérgio Pires, e a apresentação de painéis de: Caio Vassão, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e do projeto Pocket Car; Paolo Bertaccini Bonoli, fundador do Centro de Pesquisa Territoria, associado ao Centro Avançado ASAG, da Universidade Católica de Milão; Cássia Maria Lie Ugaya, do departamento acadêmico de Mecânica da Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR); e Guillermo Petzhold, da empresa Embarq Brasil.
As recentes pesquisas e propostas da indústria para o uso urbano do automóvel serão destacados na sessão “Pesquisa e Propostas da Indústria para o Uso Urbano do Automóvel, que se inicia às 16h15, com comando do jornalista e especialista em segurança no trânsito J. Pedro Corrêa e a participação de Jean Grebèrt (Renault), Paulo Cesar Waidzik (Motiva S/A), André Marim (Fleety) e Jorge Mussi (Volvo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca