Busca

terça-feira, 19 de maio de 2015

Deputado Edivaldo Holanda destaca a determinação do prefeito em combater a fraude no transporte coletivo

Da Agência Assembleia

A fraude no sistema de transporte público de São Luís e a atitude do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) de enfrenta-la com coragem e determinação foram a tônica do discurso do deputado Edivaldo Holanda (PTC) na sessão desta segunda-feira (18). O pronunciamento de Holanda recebeu manifestações de apoio dos deputados Othelino Neto (PC do B) e Rafael Leitoa (PDT).

Edivaldo Holanda destacou que nunca antes um governante teve a coragem de enfrentar a fraude no sistema de transporte de São Luís e que jamais em toda a história do transporte público da capital algum governante sequer tentou enfrentar o desafio de uma licitação.
Segundo ele, são muitos os interesses em jogo, mas o prefeito Holanda Júnior decidiu enfrentar o desafio, que era um verdadeiro tabu. “Ninguém acreditava, nem a classe política, os homens públicos de ontem e de hoje e a própria imprensa, que o jovem prefeito enfrentasse esse ninho de cobras”.

O deputado refere-se ao sistema de biometria facial recentemente implantado pela Prefeitura de São Luís, já operando em cerca de mil ônibus da capital e que até agora já detectou mais de um milhão de passagens fraudulentas por mês.

“Não tem sistema de transporte que resista mais de um milhão de passagens por mês fraudadas”, disser Edivaldo Holanda.

Ele esclareceu que a biometria facial é um sistema de tecnologia simples, que capta a imagem da pessoa que entra no ônibus e no ato desta passar na catraca identifica se é, efetivamente, a titular da carteira. Com este sistema, já foram identificadas 5.247 carteiras estudantis também fraudadas.

Mais de um milhão de passagens fraudadas eram provenientes de cartões portados por pessoas que não tinham direito ao benefício, mas que usavam cartão para fraudar o sistema e não pagar passagem. O fraudador usava o cartão de alguém em benefício próprio.

Edivaldo Holanda anunciou que o êxito do sistema de biometria facial, já implantado na capital maranhense, trará nesta terça-feira (19), a  São Luís, uma equipe técnica de Natal (RN) que pretende copiar naquela capital o mesmo modelo que o prefeito Edvaldo Holanda Júnior acaba de implantar.

“Este é o prefeito da mudança, prefeito que enfrenta a situação, é um prefeito que tem atitude e determinação de fazer”, destacou o deputado Edivaldo Holanda.

De acordo com Edivaldo Holanda, com a implantação do sistema de biometria estão sendo criadas todas as condições para a implantação do GPS, que foi um compromisso de campanha do prefeito Edivaldo Junior, além do Bilhete Único, que virá no bojo da licitação, cujo edital deverá ser lançado ainda este mês.

Segundo ele, o sistema GPS é a única forma de fiscalizar as empresa de transporte para saber se os horários de saída dos ônibus estão sendo cumpridos, se as linhas atendem às rotas permitidas, e os horário de chegada de cada ônibus nos terminais.

“O usuário do transporte vai poder saber o tempo que falta para a chegada do seu ônibus no terminal, se faltam 10 minutos, se faltam 15 ou se faltam dois minutos. Isso é avanço. Isso é mudança que nenhum outro governante implantou, nem aqueles que criticaram há poucos dias, na imprensa local, o prefeito, mas que quando estavam na prefeitura de São Luís não tiveram coragem de fazê-lo”, disse Holanda.

DEPUTADOS APOIAM 

O discurso de Edivaldo Holanda foi aparteado por deputados que o parabenizaram pelo moderno sistema implantado pelo prefeito Edivaldo Junior. Othelino Neto (PC do B), o primeiro a se pronunciar, disse que, com a implantação do sistema de biometria facial,  de fato o prefeito inova ao encarar um problema real e grave da cidade de São Luís.

Segundo Othelino Neto, o sistema é parte da solução do problema de transporte público de São Luís, não só por combater a fraude responsável por parte da pressão pela elevação dos preços da passagem, mas, também, por permitir a instalação do GPS.

“O prefeito cumpre compromisso de campanha e ataca de fato um dos problemas gravíssimos de São Luís, que é a questão do transporte público. Tenho certeza que ele conseguirá avançar mais ainda. Agora, certamente, São Luís terá um tratamento diferenciado a partir do momento que tem hoje um governo que é parceiro da Prefeitura de São Luís”, disse Othelino.

O deputado Rafael Leitoa (PDT) também parabenizou o deputado Edivaldo Holanda pelo pronunciamento que, segundo ele, “revela a postura de um prefeito empreendedor por ter a coragem de enfrentar realmente os desafios e os problemas de cara, que não fica se escondendo e enfrenta a realidade”.

Leitoa disse que ficou muito animado ao ver o prefeito Edivaldo Holanda vistoriando obras de recapeamento asfáltico em São Luís, principalmente na rua do Aririzal. “Vemos os esforços do Governo do Estado, do governador Flávio Dino, do prefeito Edivaldo. A gente vislumbra que São Luís agora passa realmente por uma revolução administrativa, principalmente no quesito mobilidade urbana”, ressaltou.

Rafael Leitoa informou que tem conversado com projetistas e engenheiros que estão fazendo projetos para a capital São Luís e é com muito otimismo que vê esses recursos, principalmente na área de mobilidade, sendo destinados pelos Ministérios, através da Secretaria de Mobilidade do prefeito Edivaldo Junior.

“Eu acredito que com esses projetos que a Prefeitura executará teremos outra capital, principalmente do ponto de vista da mobilidade urbana. Só temos a parabenizar as atitudes do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pois, com isso, São Luís é que ganha e, com certeza, toda a sua população”, afirmou Leitoa.

LICITAÇÃO

Edivaldo Holanda agradeceu os apartes e voltou a questionar: “quem ousou mexer em licitação de transporte em São Luís em todas as décadas de existência do transporte urbano desta cidade? Ninguém. Nem estes que falam vendo a caravana passar, como falaram do prefeito em programas locais na semana passada, não tiveram coragem”.

Segundo Edivaldo, os que criticam não tiveram coragem de enfrentar o processo licitatório para o transporte de São Luís, mas um jovem de trinta e poucos anos, “atacado de forma infame, desleal, desonesta e leviana, está tendo a coragem de fazê-lo”.

A situação não é simples, informou Edivaldo Holanda, porque mexe com muitos interesses contrariados. “E o prefeito tem amargado no silêncio e enfrentado essas contrariedades para entregar ao povo de São Luís um sistema limpo, eficiente, transparente, um sistema que funcione e que atenderá a coletividade, respeitando a população desta cidade”.

Nenhum comentário: