segunda-feira, 11 de maio de 2015

Guardas municipais de Curitiba celebram novo plano de carreira em encontro com prefeito e secretários


Em um encontro realizado na manhã desta segunda-feira (11), que reuniu mais de 200 guardas municipais na sede da Prefeitura de Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet foi homenageado pela corporação por ter sancionado o Plano de Cargos e Salários da categoria, que também regulamenta o enquadramento da carreira (Decreto nº 370/2015).
Os guardas municipais de Curitiba receberam os salários do mês de abril com o reajuste proporcionado pelo novo plano de Cargos e Salários da categoria. Em alguns casos, o aumento ultrapassou os 60%.
“Nosso olhar é para o futuro, para uma Curitiba mais humana, priorizando o investimento social na educação, saúde, área social e recursos humanos. Estamos valorizando os servidores que trabalham para uma cidade com maior qualidade de vida e assim está sendo feito com a Guarda Municipal”, disse Fruet.
Além da melhor remuneração, o enquadramento privilegia a ascensão dos servidores. “Estou muito feliz. Tenho 23 anos de corporação e estava esperando esta valorização”, disse a guarda municipal Sebastiana de Lima, que teve 59% de aumento no vencimento básico. “Isso vai refletir diretamente nos estudos dos meus filhos. O mais velho já está formado em Português/Inglês, a menina do meio está no 7º período de Direito e o caçula terminando o ensino médio. É a certeza de vê-los concluindo a faculdade”, disse.
A conquista do novo Plano de Carreira era aguardado pelos agentes há mais de 20 anos. Além de melhorar o salário e a possibilidade de ascensão, o enquadramento permite melhor planejamento, possibilitando saber qual será o valor recebido na aposentadoria, por exemplo. “Estou há nove anos na Guarda Municipal e esta valorização veio reforçar minha decisão de permanecer na corporação. O novo plano proporciona maiores expectativas na carreira. É o que todo trabalhador precisa. Só tenho a agradecer esta gestão”, disse Jonas Ferreira.
O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, explicou que ao longo dos últimos 20 anos, a Guarda vinha acumulando defasagem salarial. Há cinco anos foi elevado o salário básico para os ingressos na carreira, deixando de valorizar quem estava há anos no serviço. Essa medida gerou uma distorção que fazia com que servidores em início e final de carreira recebessem o mesmo salário. “Com o novo Plano de Cargos e Salários, os Guardas Municipais passam a ter perspectivas de um salário digno e aposentadoria valorizada”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc), Luiz Vecchi, disse que o Plano de Cargos e Salários corrige falhas ocorridas nos últimos 27 anos. “A gente não faz nada sozinho, por isso quero agradecer ao prefeito Gustavo Fruet que abriu, em sua gestão, a possibilidade de negociar o novo Plano de Cargos e Salários, considerado histórico para a Guarda Municipal”, disse.
O Plano de Carreira da Guarda Municipal foi apresentado em dezembro de 2014 por iniciativa da gestão Gustavo Fruet. Construído em conjunto entre a administração, sindicato e categoria, o plano foi o primeiro a ser encaminhado à Câmara Municipal de Curitiba. Com adesão facultativa, praticamente 100% da categoria aderiu. Dos 1.459 servidores, apenas um não fez a opção pelo Plano. A atual gestão ainda encaminhou para aprovação os planos dos professores e educadores do Município.
“Foi um aumento considerável de salário”, comemora o guarda Marco Prudêncio, que contabiliza 56% de aumento real e mais 6,3% de reposição da inflação. “São 63% de aumento de um mês para o outro. Meu salário mais que dobrou. É a primeira vez que acontece isso nos meus 23 anos de Guarda. Agora vou poder gastar mais com a educação dos filhos e lazer com a família”, afirmou.
Também foram homenageados a secretária de Recursos Humanos Meroujy Giacomassi Cavet, o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, a secretária das Finanças, Eleonora Fruet, e o Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca