sexta-feira, 19 de junho de 2015

HS



AS PLANTAS CURAM...

A vovó bondosa na sua farmácia viva: as plantas!



Em outros tempos, na minha terra, as plantas eram moda na linha da cura. Qualquer dorzinha ou doença pegando a gente, lá vinham nossas avós, bondosas e cheias de amor, com um chazinho de ervas. Ainda hoje - para não se fazer injustiça - há no mercado central, na minha terra, bancas com folhas ou raízes de plantas que curam... Aliás, diga-se, a bem da verdade, que os remédios de hoje têm origem na natureza... Todos!
E mesmo nesses tempos de agora, com tantas dificuldades para o povo encontrar uma consulta médica - notadamente na rede SUS - as plantas medicinais ainda resolvem muitos problemas... 

O CALMANTE...

Erva-cidreira...




A minha querida avó sempre preparava de noite, antes da dormida, chá de cidreira para criança irrequieta. Dizia ela: é calmante... E a gente dormia bem.

O DR. HORTELÃ...



... E se o menino tossia - ou dava uma espirrada - as bondosas avós vinham logo com o chá de hortelã...  E se a gripe piorasse e virasse catarro no peito a cura vinha com o lambedor de hortelã...
Hoje, é tudo diferente, tudo mais moderno... A ciência evoluiu...  A dificuldade vem só do SUS..., que nunca tá disponível para atender o povão com catarro no peito...  A consulta demora tempo e o catarro se estabelece...

CUIDADOS COM AS QUEDAS...


O Ministério da Saúde chama atenção para os perigos das quedas. Li agora no site do Ministério: 

"Com o slogan ‘Quedas: Todo o Cuidado é Pouco’, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) lançou uma campanha para mobilizar o público em geral sobre o perigo das quedas. Uma pesquisa com duração de nove meses, realizada pelo Into, revelou que, entre as pessoas ali internadas por fraturas, 65% tinham seus problemas traumato-ortopédicos provenientes de quedas. A campanha dura todo o mês de junho e prevê mobilizações, pelo menos, até o final do ano."

TCU CONFIRMA DENÚNCIAS DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA


Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que 95% das obras em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) encontram-se atrasadas. A situação, qualificada como “injustificável” pelos técnicos do tribunal, confirma as denúncias feitas à sociedade pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que desde o ano passado monitora e divulga o desempenho destes empreendimentos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No último levantamento, o CFM apontou que apenas uma em cada quatro obras prometidas para a Saúde foram entregues... ( Fonte da informação: CFM).

QUANTO CUSTOU A VIAGEM DOS PATETAS?

Acabei que tomar, antes das 9 da manhã, uma dose de lambedor de hortelã para curar e gripe e fui ler o portal 247 para saber das novidades... Ainda com o gostinho do xarope, vi o texto principal desta notícia ilustrada com foto... Vejam: 

Fernando Morais quer saber quanto custou a viagem dos 'patetas'




"Olha, é coisa dos três patetas. Que aliás não eram três, eram quatro patetas. Agora, uma coisa que é importante saber é o seguinte. Esse factoide, essa bobagem, feita por eles, custou quanto aos cofres brasileiros? Quanto é que custou o combustível do jato, quanto é o salário da tripulação, e quanto custaria se eles tivessem que fretar um Legacy?", questionou o escritor Fernando Morais, em entrevista ao jornalista Miguel do Rosário, sobre a comitiva liderada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi à Venezuela.

O QUE DIZ O AÉCIO?



O senador Aécio quer que o governo diga de que lado está. Ele cobrou uma ação imediata do governo brasileiro em resposta aos episódios de violência ocorridos na Venezuela nesta quinta-feira, dia 18. “O governo brasileiro precisa mostrar de que lado está: se do lado da democracia, de seus representantes, ou do lado do autoritarismo daquele país”, declarou.

“Nós vamos exigir é uma posição dura do governo brasileiro”, disse ainda...

SITIADO EM CARACAS, AÉCIO MANDOU MENSAGEM...

 “Estamos em Caracas, sitiados em uma via pública. Nossa van foi atacada por manifestantes. Mas seguimos firmes na disposição de visitar Leopoldo Lopez. Estamos aqui para defender a democracia e até agora o governo venezuelano tem demonstrado pouco apreço por ela.”

Do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves.


LAVA JATO CUMPRE 59 MANDADOS

A Polícia Federal (PF) cumpre desde a madrugada desta sexta-feira (19) a 14ª fase da Operação Lava Jato. Serão cumpridos 59 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esta fase da operação tem como alvo as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, segundo a PF.
E assim vai caminhando a investigação... Ainda muita gente com medo... Mas tudo vai ser apurado... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca