sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Festival de Turismo movimenta o Paraná

Fonte - Ministério do Turismo

Atração vai apresentar as cidades do litoral com o objetivo de atrair turistas durante a baixa estação

Por Carolina Valadares


As cidades paranaenses de Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba estarão unidas nos dias 22 e 23 de agosto na 5ª edição do Festival de Turismo do Litoral, em Paranaguá. Entre as atrações estão os pratos típicos da região e as opções de compras, uma forma de movimentar o turismo na baixa estação.

Hambúrgueres à base de carne de siri e sanduíches de barreado, feitos a partir de carne bovina de segunda cozida até desmanchar, misturada com farinha de mandioca, além de hambúrgueres tradicionais estão entre as iguarias oferecidas pelos dez foodtrucks, como são chamados os carros adaptados para vender produtos alimentícios. Haverá ainda aulas-show para os visitantes que desejam aprender a preparar ceviches, paellas, pratos à base de frutos do mar e cervejas artesanais. As aulas são gratuitas e as inscrições são feitas no evento.

No festival, o visitante pode reservar diárias em pousadas e hotéis da região, comprar peças artesanais produzidas nas cidades e conhecer a história dos municípios, além de degustar iguarias como a cachaça de Morretes, a bala de banana da Antonina e o tradicional barreado. O evento deste ano foi organizado pela Empresa de Turismo do Paraná (Adetur Litoral) e pela Paraná Turismo. A última edição do festival, no ano passado, atraiu dois mil visitantes e mobilizou 88 expositores.

Turismo no Paraná – Cataratas do Iguaçu, Trem da Graciosa e Ilha do Mel

O estado destaca-se por ter o segundo parque mais visitado do país, o Parque Nacional do Iguaçu, com 1,5 milhão de visitantes no ano passado. É do Paraná que sai o trem que passa por um dos locais de Mata Atlântica mais preservado do país: o Trem da Graciosa. O veículo parte de Curitiba com destino a Morretes, destino litorâneo, e percorre um trajeto de 110 km. Já a Ilha do Mel, principal destino turístico para quem chega em Paranaguá, tem 35 km de praias e costões rochosos e com quatro pontos turísticos de destaque: ao norte, está a Fortaleza; no centro, Nova Brasília e o Farol das Conchas; e ao Sul, as Encantadas.

O Paraná é o quarto estado que mais recebe visitantes estrangeiros do Brasil, com 837 mil turistas, segundo o Anuário Estatístico de 2015 do Ministério do Turismo. A maioria são de argentinos e paraguaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca