sexta-feira, 1 de abril de 2016

COLUNA DO HÉLCIO



(01/04/2016)

SAUDÁVEL CAFÉ...


E ontem, no shopping Estação, um saudável café de tarde/noite com Osmarosman Aedo e Mhário Lincoln. Um papo muito bom. Assunto central: poesia... poesia... poesia!!!... Falamos muito da Revista Poética Brasileira do Mhário... E também um pouco de política.

A PÁTRIA...

“A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.” – Rui Barbosa.

A PÁTRIA – UM POEMA PARA CRIANÇA

"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,

É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!

Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha...

Quem com seu suor a fecunda e umedece,
vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!"
(Olavo Bilac)

A PÁTRIA DE HOJE...

E hoje, o que é a Pátria?... O que nos ensina a Escola sobre a Pátria? Que Pátria vês hoje?
Não sei mais... Crianças!... Não sei mais que Pátria vamos oferecer (ou estamos oferecendo) às nossas crianças.

OS NÚMEROS DO IMPEACHMENT...

Segundo o Estado, em matéria publicada pelo MSN, a coordenação do Comitê Pró-Impeachment suprapartidário diz ter mapeado 346 votos a favor do impedimento da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. O número é ligeiramente maior do que o mínimo de 342 votos que a oposição precisa para aprovar a abertura oficial do processo de afastamento da petista na Casa e enviá-lo para o Senado julgar.

A VOLTA DE ROBERTO JEFFERSON...

Condenado a sete anos e 14 dias de prisão no processo do mensalão, agora com o perdão da pena, o ex-deputado Roberto Jefferson se prepara para reassumir a presidência do PTB, atualmente ocupada por sua filha, a deputada Cristiane Brasil. Ele quer voltar ao comando do partido ainda durante o processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ao qual é favorável.

LULA SABIA DE TUDO...

Indagado sobre a participação de Lula em toda essa embrulhada política, o ex-deputado Roberto Jefferson afirma que, na época do mensalão, não sabia, mas agora tem certeza de que o ex-presidente Lula sabia da corrupção que envolvia o PT e parlamentares da base. “Eu tive a impressão de que o mentor intelectual do mal era o Zé Dirceu, mas hoje não tenho mais dúvida de que o Lula estava a par de tudo. Não aconteceu sem que o Lula soubesse. O Lula realmente sabia de toda essa corrupção e ele a institucionalizou a partir do seu governo.”

"MEU DEUS DO CÉU, ESSA É A NOSSA ALTERNATIVA DE PODER."

A notícia é nacional. A mídia já divulgou fartamente desde ontem. Revejo o JB de hoje: “Sem saber que sua fala estava sendo transmitida pelo sistema interno de áudio das sessões do STF, o ministro Luís Roberto Barroso criticou nesta quinta-feira (31), durante audiência com alunos da Fundação Lemann, a falta de alternância de poder e disse que "a política morreu". As declarações se referiam ao desembarque do PMDB da base aliada do governo federal.”
Adiante leio mais uma vez, o que todo mundo já viu e já leu:
"O sistema deu uma centralidade imensa ao dinheiro e à necessidade de financiamento, e se tornou um espaço de corrupção generalizada. Estou falando aqui, em um ambiente acadêmico, como se eu estivesse com meus alunos. Quando, anteontem, o jornal exibia que o PMDB desembarcou do governo, e mostrava as pessoas que erguiam as mãos, eu olhei e disse: Meu Deus do céu, essa é nossa alternativa de poder. Não vou fulanizar. Quem viu a foto, sabe do que eu estou falando. Portanto, o problema da política, nesse momento, é a falta de alternativa. Não tem pra onde correr. Isso é um desastre".

FUGINDO DE MORO

E leio na Coluna do Cláudio Humberto de hoje: “A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de blindar Lula do rigoroso juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, criou o precedente que o governo queria. O Palácio do Planalto trabalha há semanas em um “acordão” com setores da Justiça, para que políticos sem mandato (e sem foro privilegiado), como o ex-presidente, flagrados na gatunagem da Petrobras, sejam julgados no STF e não por Moro.”

LEILÃO DE CARGOS...

E continua o leilão de cargos... Só não vê quem não quer...

PF DEFLAGRA A 27ª ETAPA DA OPERAÇÃO LAVA JATO

Saiu agora no G1, no cedinho da manhã:
A Polícia Federal (PF) cumpre 12 mandados judiciais da 27ª fase da Operação Lava Jato em São Paulo desde a madrugada desta sexta-feira (1º). A ação foi batizada de Carbono 14.
Foram expedidos mandados de prisão contra Ronan Maria Pinto e Silvio Pereira e mandados de busca e apreensão nas empresas DNP Eventos, Expresso Santo André e no Diário do Grande ABC. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares é alvo de condução coercitiva - quando uma pessoa é levada a depor mesmo contra a vontade. Também é alvo da mesma medida Breno Altman.
Do total de mandados expedidos, dois são de prisão temporária, oito de busca e apreensão, além de dois de condução coercitiva.

PF INDICIOU A SENADORA GLEISI

A Polícia Federal indiciou a senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, e o ex-ministro Paulo Bernardo, sob a acusação de corrupção passiva, a partir de investigações da Operação Lava-Jato.

E A DILMA NÃO QUER SAIR...

 ...Dilma luta para salvar seu mandato enquanto a economia desaba e os brasileiros sofrem com o desemprego, com a inflação e os juros altos...

E A CRISE CONTINUA...

E a crise na Saúde Pública continua em todo país e no Maranhão o problema é bem mais greve.

BOM DIA...

Bom dia meus amigos e amigas de todo o Brasil e do Planeta... Até mais ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca