quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Chuva de fótons! Luzes de outras galáxias contribuem para o seu bronzeado

Do UOL



Se você gosta de sair ao ar livre e sentir a luz na sua pele, fique sabendo que não é só ao Sol que você tem que agradecer. Parte da luz que garante seu bronzeado vem de outras galáxias --isso mesmo, vem de fora da Via Láctea.

Ao tomar sol na piscina, por exemplo, seu corpo é bombardeado por cerca de um sextilhão de fótons de luz por segundo (lembrando que um sextilhão é um número 1 seguido por 21 zeros). A maioria destes fótons (que são pequenos pacotes de energia) se originam no Sol, mas parte deles viaja por todo Universo durante bilhões de anos antes de encontrar com sua pele, de acordo com um estudo publicado no Astrophysical Journal.

Na pesquisa, astrônomos conseguiram medir a quantidade exata de luz de fora da galáxia que atinge a Terra e concluíram que, seja dia ou noite, somos atingidos por 10 bilhões de fótons do espaço intergaláctico por segundo quando estamos ao ar livre.

O número pode parecer alto, mas não é preciso se preocupar. Como a radiação de fora da Via Láctea representa apenas dez trilionésimos (10/1.000.000.000.000) de toda a luz do seu bronzeado, não há necessidade imediata para alarmes.

Segundo o autor da pesquisa, Simon Driver, professor da Universidade de Western, na Austrália, teríamos que nos expor por trilhões de anos a essa luz para que ela causasse efeitos duradouros em nosso corpo.

Driver também esclarece que essa radiação é chamada de luz extragaláctica de fundo e foi produzida a partir do núcleo de estrelas distantes e de matérias que se desprendem de buracos negros supermassivos.

O estudo faz parte de um trabalho contínuo para compreender a evolução da energia, massa e estrutura do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca