terça-feira, 9 de agosto de 2016

OS PODEROSOS DO MARANHÃO

Hélcio Silva 

((09/08/2016)


Uma coisa que eu gosto: conversar comigo!

Há dentro de mim um “Eu” que sempre bate um papo com meu outro “Eu”... É de “Eu” pra “Eu”... Então são dois “Eus”.

Perguntei ao meu outro “Eu”:

Como posso chamar essa prática política em minha terra em que os cargos são distribuídos para membros das mesmas famílias dominantes?...

O outro “Eu” respondeu:

É a prática das dinastias modernas, que funcionam fracionadas para a manutenção de uma elite no poder.

E explicou:

Dinastia maranhense é uma sequência - hereditariedade quase infinita – de pessoas na posse e comando dos cargos e poderes mais importantes do sistema mantidos como propriedades das mesmas famílias que formam um núcleo quase eterno de poder. Elas se fazem brigonas umas com as outras. Mas, são apenas cenas teatrais!... Não há ideal político, por isso, o sistema se mantém, sem compromisso com o povo e nem com o futuro do Estado. 

A dinastia no Maranhão é diferente, em ambição principalmente, daquele conceito antigo de dinastia... Aqui é mais de acordo com a realidade do momento...    

E pensei... O filho do senador é vereador, enquanto o irmão é prefeito de uma grande cidade. Outros parentes ocupam outros cargos... (Isso é uma pequena dinastia)...

Penso mais: Outro deputado - chegado da Paraíba - nos balanços de uma rede!..., aqui gostou da prática e fez também sua pequena dinastia. O filho já foi vereador, deputado federal e é prefeito..., e já mandou preparar o fraque  para a nova posse, quando renovar o contrato de permanência...

Outro deputado federal tem o filho vereador e já trabalha para renovar o contrato do rapaz (é a dinastia dos fernandes) ...

E são muitas as dinastias em nossa cidade e em nosso Estado, porque a coisa funciona também no interior, como pedra roxa que não racha e nem tem fim... 

Tudo rolando contra o povo e contra o Maranhão.

E elas – essas pequenas dinastias - travam luta pelo poder?

- Não!... Parece até que lutam e fazem de conta que lutam somente pra enganar o povo...

Já disse. Dinastia maranhense não tem ideal político.

Existe no Maranhão um sistema familiar de poder...  

No fundo, na raiz, eles (os dinastas - se assim posso chamar) têm o mesmo interesse: querem permanecer no poder e nos cargos... Não há ideal...

- Como assim?

- Você já viu eles brigando depois das eleições?...

COMO LIBERTAR O MARANHÃO?...


O poder político no Maranhão (oposição e governo) é comandado por um pequeno número de famílias. Podem ver as origens!... Isso é verdade. Mas não é justo!

O povo precisa se libertar desse sistema. Isso leva tempo. Precisamos começar a lutar...

Só libertaremos o Maranhão com a luta... Com consciência política...

Vejam as lideranças que governam o Estado e vejam as lideranças da oposição. 

Tudo da mesma raiz, com as mesmas práticas...

Tudo que escrevi é verdade...

Tenho dito!... Assino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca