sábado, 10 de setembro de 2016

COMO ACABAR COM A CORRUPÇÃO?


Crônica do amanhecer

Hélcio Silva

(10/09/2016)

Hoje é sábado!

Não é para ser dia de encrenca! Mas, porém!...,  a encrenca foi ontem: sexta-feira, lá pras banda das terras da Paraíba.

Uma lambança em família!...

Tomei meu café da manhãzinha com farinha seca torrada na manteiga. Coisa boa!... Bem melhor do que café com pão!

Viajei na linha do "tempo / espaço" pelas descidas da região nordestina, levando o resto do café e a farinha seca..., nos bolsos das calças!

Cheguei às terras paraibanas!

Abri as porteiras da internet de lá e fui certinho à mídia da Paraíba e comecei a ler a escritura, tudo com data de hoje (sábado) e fato acontecido ontem (sexta-feira).

Comecei lendo:

- A Polícia Federal cumpre mandados de buscas, apreensões e prisões nesta sexta-feira (9), no Sertão da Paraíba. Os prefeitos de Emas, José William Segundo Madruga; de São José de Espinharas, Renê Trigueiro Caroca, além da chefe de Gabinete da prefeitura de Patos, Ilanna Motta, e dois sócios da Empresa Emas Locações Ltda., Carlos Alexandre Fernandes Malta e Rafael Guilherme Caetano dos Santos. Eles estão envolvidos em suposto esquema de irregularidades em licitações e contratos públicos - .
                                             *
E mais adiante do tempo vem chegando, pelos ventos de Aruanda, um caboclo das matas e pede que eu leia em voz alta o resto da notícia envolvendo a poderosa família dos Motas de lá do sertão paraibano...

E eu continuo a leitura:

- Ilanna Motta é mãe do deputado federal Hugo Motta (DEM-PB) -.
                                             *  
(Ufa! O deputado e a mamãe envolvidos... E ainda tem a vovó do deputado entrando na história).

É assim mesmo: “corrupção envolvendo a família é lambança completa”...

Continuando a leitura:

- Os dois prefeitos foram afastados do cargo e estão presos temporariamente, enquanto que Ilanna e os outros dois foram presos preventivamente. A prefeita de Patos, Francisca Motta, mãe de Ilanna e avó do deputado Hugo Motta, também foi afastada temporariamente do cargo, mas não chegou a ser presa, de acordo com o site WSCOM 
                                           * 
Mais leitura sobre o fato:

 - Todos são acusados de participação em um suposto esquema de irregularidades em licitações e contratos públicos, em especial ao direcionamento de procedimentos licitatórios e superfaturamento de contratos, em razão de serviços de locação de veículos, realizados pelas prefeituras municipais de Patos, Emas e São José de Espinharas, todas no Sertão da Paraíba -.
                                         *
Parei um instante para o último gole de café com farinha seca torrada na manteiga..., nesta manhãzinha gostosa do sertão nordestino.

Agora sim! Posso ler melhor essa encrenca de roubalheira, em confusas entrelinhas familiares:

- Entre os suspeitos, o traço peculiar é a ligação familiar. Ilanna é filha de Chica Motta, prefeita de Patos, e casada com Renê Trigueiro Maroca, prefeito de São José de Espinharas. José William é ex-marido de uma das filhas de Ilanna, enquanto que Rafael Guilherme é genro de Renê Trigueiro -.
                                                *
E agora, o que vou fazer?

Vou sair do Sertão da Paraíba e subir o nordeste até chegar à ilha de Upaon-Açu para almoçar um peixe de praia na litorânea de São Luís...

Até mais ver!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca