Busca

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente: "Vamos celebrar o planeta que nos protege"

Secretário-geral da ONU recomenda menos uso de plástico, conduzir menos veículos, desperdiçar menos alimentos; Canadá realiza cerimônias centrais da data celebrada há 45 anos.

Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.


O mundo marca este 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente sob o tema “Conectando as pessoas à natureza”.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma,  recomenda que as pessoas se exponham ao ar livre e à natureza "para apreciar sua beleza e importância", além de levar adiante o apelo de proteção do planeta.

Oceanos, florestas ar

Em mensagem de vídeo,  o secretário-geral das Nações Unidas declara que o nosso ambiente são os oceanos, a terra, as florestas e o ar que respiramos.
António Guterres considera que esses elementos formam a pedra fundamental de um futuro sustentável e que sem um "ambiente saudável não podemos acabar com a pobreza e construir a prosperidade".
Guterres fez um apelo para que neste Dia Mundial do Meio Ambiente e em todos os dias, as pessoas devem retomar a ligação com a natureza e celebrar o planeta que nos protege.
Na mensagem, o chefe da ONU disse ainda que todos têm um papel a desempenhar na proteção do que chamou de "nosso lar comum" e sugeriu que "todos utilizem menos plástico, conduzam menos seus veículos, desperdicem menos comida e ensinem uns aos outros a importar-se com o meio ambiente".

Natureza

O Canadá realiza as cerimônias centrais da data, que também é marcada por eventos em vários países.
As celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente iniciaram em 1972 e incluem a limpeza de bairros, ações contra os crimes de vida selvagem e de reflorestamento.

Nenhum comentário: