quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Meninas de leque


Crônica das 14 horas

Hélcio Silva

(09 / 08 / 2017)

Já é tempo de quase 70 anos do meu primeiro beijo proibido, que não aconteceu, impedido pelo leque colocado rapidamente como barreira de proteção entre os meus e os lábios lindos de bela morena de olhos cativantes; menina ainda como eu, menino também!

Faz tempo, e eu não esqueci...

Eu era um garoto apaixonado, brotando amor!...

Histórias de amor fascinantes faziam parte das nossas vidas, onde a internet era nossos olhos que irradiavam de sua tela divina ternura de paixão!... Pelos olhos vinham mensagens de amor; quantas em ternura tão profunda a brotar o mais doce perfume de amar!...

E hoje me lembro de como eram as meninas de dantes, do antigamente de ontem... Ah!... E elas usando seus leques para abrandar o calor... Ah! Os leques usados para mover o ar e facilitar a refrigeração...  Ah! Com quantas meninas de leque eu namorei!!!... Nem sei...

Ah! Pergunto ao Mundo, ao Sol, à Lua, às Matas e aos Rios: quem inventou o leque?

Pergunto, pois, não sei...

E acabo por descobrir... Fui longe! Além do horizonte... Encontrei o texto: O LEQUE E SUA HISTÓRIA de Marília Carqueja Vieira...

E Marília escreve:


O leque, objeto usado desde a mais remota antiguidade, pois aparece nas pinturas murais do Egito e da Assíria, existe, pelo que se presume há mais de 3 mil anos.

Várias são as lendas que correm sobre a sua invenção.

Uma das histórias, de fundo mitológico, conta que o primeiro leque se originou da asa de Zéfiro arrancada por cupido para abanar sua amada Psiché.

Outra, também muito encantadora, conta que a filha de poderoso mandarim, assistindo à festa das Lanternas, sentiu-se mal com o intenso calor desprendido das milhares de velas acesas e, contrariando os hábitos da época, discretamente retirou a máscara que lhe escondia rosto e com ela começou a se abanar, no que foi imitada por todas as mulheres chinesas presentes, nascendo assim o leque.

Há outras versões, histórias fantásticas correndo o tempo, relato de fatos outros revelando histórias de muitos tipos sobre a origem do leque... São lendas!... Histórias!...

Quem ainda hoje usa leque?

Ah!... Muita gente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca