quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Onde está Ricardo?


Crônica das 14 horas

Hélcio Silva

16 / 08 / 2017)

Sermão aos Peixes...

Ah!... Quanto tempo?!!!

Abro a tranca da história e vejo meus lábios em breve leitura anunciando: “O Sermão de Santo António foi pregado no dia 13 de Junho de 1654, na cidade de São Luís do Maranhão, três dias antes de Padre António Vieira partir ocultamente para Portugal, para denunciar o modo como os índios estavam a ser tratados pelos colonos portugueses". 

Este sermão recebeu este nome por ter sido pregado no dia em que se celebra Santo António. Outra razão prende-se com o fato de Padre António Vieira tomar Santo António como modelo e, fazendo referência ao milagre dos peixes, tomar a decisão de imitar o santo português e, também ele, ir pregar aos peixes.

De repente, mais do que repentinamente o fato lembra, tudo que se passa hoje na Saúde Pública do Maranhão vem lembrando o Sermão...

O Vieira está hoje no Mundo Espiritual... Mas em que Dimensão Espiritual está o Vieira? 

Não sei... Não sei onde estaria o padre Vieira

Lembrei agora um fato!

Era uma sexta-feira, 18 de julho de 1997.

Estava eu sentado à sombra do Cajueiro, aqui no quintal de casa, quando alguém me vem trazendo um exemplar da Folha, com um artigo do Sarney sobre o padre Vieira...

Vi logo o título: Vieira, 300 anos - por José Sarney...

Na primeira linha escrevia Sarney: Há 300 anos, em julho de 1697, morria, em Salvador, Bahia, o padre Antônio Vieira.

Li todo artigo do Sarney: belo texto, com bela grandeza histórica...  E lá pelo meio da leitura, destaca-se uma frase do Sarney que identifica bem quem era e como era o Padre Vieira: "Esse padre tinha a língua de fogo. Sua palavra queimava".

Volto aos meus tempos de hoje, ainda no quintal de casa, à sombra do Cajueiro.

Abro o face... Procuro o Ricardo... Não vejo uma só frase que ele tenha postado... Uma voz de muito longe, talvez do infinito, a me informar que ele está internado no Hospital do Silêncio... Em silêncio político..., de repouso...

Mas sua página do face não foi cancelada: está viva... Li uma postagem do dia 12 de junho colocada por Joelson Gonçalves Araujo assim, tal como o autor escreveu, e abaixo republico:

“Temtaram de qualquer forma denegrir a honra do Gigante da Saúde Ricardo Murad e olhem aonde a bomba estourou? Eita meu Maranhão de mel estamos bem pertinho da nossa alforria. Roseana Sarney esta voltando a ser nossa Governadora junto com Ricardo Murad. Enquanto isso a turma paladina está desesperada. Ainda tem gente que divulga mensagem tentando sujar novamente Ricardo Murad e na verdade o escândalo foi em cima dos verdadeiros culpados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca