quinta-feira, 22 de março de 2018

Dia Mundial da Água: Especialistas da ONU colocam crise de água entre os maiores riscos globais

22 março 2018

ONU News



Cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminada. Celebração do Dia Internacional da Água coincide com início da Década Internacional para  a Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028.

Celebra-se este 22 de março o Dia Mundial da Água, sob o lema Natureza para a Água. Este ano, a data coincide com o início da Década Internacional para a Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028.

Falando no lançamento da década, na Assembleia Geral, o secretário-geral da ONU lembrou que 40% dos habitantes do planeta são afetados pela escassez de água e mais de 90% dos desastres são relacionados ao recurso.

Países, comunidades e famílias

António Guterres, mundo não pode mais subestimar a água e esperar alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele indicou que existem soluções e novas tecnologias para melhorar a forma como o recurso é administrado em países, comunidades e famílias.

Antes, o Painel de Alto Nível sobre Água da ONU alertou que o mundo enfrenta uma crise de água que é “um dos maiores riscos globais para o progresso económico, a erradicação da pobreza, a paz e segurança e o desenvolvimento sustentável.”

Em nota, o grupo de especialistas aponta que a crise se deve a grandes lacunas no acesso ao abastecimento de água e saneamento, ao crescimento das populações, à poluição, à degradação dos ecossistemas e aos efeitos das mudanças climáticas.

Crescimento

De acordo com as Nações Unidas, mais de 663 milhões de pessoas não consomem água de fontes seguras próximas das suas casas.

Para ter acesso ao recurso, esses consumidores passam várias horas para ultrapassar os desafios de conseguir água, deslocam-se a fontes distantes ou lidam com os impactos do uso de água contaminada na saúde.

Assista ao vídeo produzido pelo Unic-Rio sobre  o tema:


Natureza

Esta ano, o Dia Mundial quer explorar formas de uso do recurso na natureza para superar os desafios da água no século 21.

As Nações Unidas indicam que o que causa crises de água são os danos ambientais e a mudança climática aliados a inundações, à seca e à poluição da água estão a degradação da vegetação, do solo, dos rios e dos lagos.

A organização propõe que se adotem soluções baseadas na natureza pelo seu “potencial de resolver vários desafios relacionados à água”.

Ciclo de Água

Como forma de fazer muito mais com a infraestrutura “verde” e harmonizá-la com a infraestrutura de águas residuais a sugestão é plantar novas florestas, restabelecer a ligação entre rios e suas planícies e restaurar áreas húmidas. O resultado será reequilibrar o ciclo da água e melhorar a saúde e a subsistência.

Mais de 80% das águas residuais geradas pela sociedade retornam ao ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas em todo o planeta.

Cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam uma fonte de água potável contaminada com fezes que as coloca em risco de contrair cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite. Pelo menos 842 mil pessoas perdem a vida após consumir água insegura ou causas como saneamento deficiente e higiene.

A organização aponta enormes oportunidades para explorar as águas residuais porque quando bem administradas estas são uma fonte sustentável de água, energia, nutrientes e outros materiais recuperáveis.

Apresentação: Eleutério Guevane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca