sábado, 17 de setembro de 2022

Academia Brasileira de Letras: palestra

Sérgio Abranches abordará o povo na independência em palestra sobre o bicentenário do Brasil


A Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao 6º Ciclo de Conferências do ano, com a conferência "Na terceira margem: o povo na independência", ministrada pelo professor Sérgio Abranches. A palestra será realizada na quinta-feira, dia 22 de setembro, e integra o ciclo que presta uma homenagem ao bicentenário do Brasil. Com a coordenação do Acadêmico José Murilo de Carvalho, o ciclo terá, no total, cinco palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês de setembro, às 17h30, na Sala José de Alencar. O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação.

O ciclo teve início no dia 1º de setembro com a palestra "De Napoleão a Putin: o Brasil num mundo de acelerada transformação", proferida pelo embaixador Rubens Ricupero. No dia 8 de setembro, o Acadêmico Antonio Carlos Secchin abordou a "Dependência ou morte: Polêmicas literárias entre o Brasil e Portugal, da Independência à atualidade". No dia 15 de setembro, o Acadêmico Domício Proença Filho abordou a língua portuguesa e a independência do Brasil. O ciclo se encerra no dia 29 de setembro com o Acadêmico Edmar Lisboa Bacha, que abordará as origens e o futuro da economia na palestra "Que PIB é este? Por uma releitura da economia brasileira nos séculos XIX e XX."

Para se inscrever na conferência, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. A inscrição garante a vaga para a palestra da semana e não a todas as conferências que compõem o ciclo. Para os interessados que não puderem comparecer, também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.

Sobre Sérgio Abranches

Sérgio Abranches é um cientista político, professor universitário e analista político brasileiro. É formado pela Universidade de Brasília, onde também fez mestrado e fez doutorado na Universidade Cornell, em Ithaca, Nova Iorque. No final dos anos 80, Abranches publicou o texto Presidencialismo de Coalizão, em que desenvolveu uma das principais teorias da ciência política brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca