quinta-feira, 22 de setembro de 2022

LITERATURA INFANTOJUVENIL, UM BEM NECESSÁRIO...

Cidades / Convidados APB

Mais um texto reflexivo da escritora e poeta, convidada APB, Joizacawpy Muniz Costa

Publicação autorizada pela autora.

Do Facetubes

21/09/2022

Por: Mhario Lincoln / Fonte: Joizacawpy Muniz Costa


Montagem: MHL


Autora: Joizacawpy Muniz Costa

LITERATURA INFANTOJUVENIL, UM BEM NECESSÁRIO...

É extremamente relevante considerarmos a importância da introdução da literatura nos primeiros passos de vivencia de aprendizagem, e creio que iniciar por referências locais seja uma boa estratégia.

No Maranhão percebe-se uma grande produção literária também no campo infanto-juvenil o que enriquece o conhecimento da literatura local e a construção de identidade logo nos primeiros passos do desenvolvimento do conhecimento.

Para ilustrar que temos um acervo no âmbito da produção literária local, temos uma variedade de títulos e autores, como A Cigarra Mariana Luz de Jucey Santana que narra para crianças a história da poeta itapecuruense Mariana Luz fazendo um belo resgate histórico. Temos ainda Maria Firmina A menina abolicionista de Andréa Oliveira; A produção em quadrinhos de clássicos da literatura maranhense como O mulato e A Balaiada reproduzido por Iramir Araujo que surge como um elemento diferenciado podendo ganhar o leitor logo nas primeiras experiências leitora.

Tem-se ainda Os Tesouros De D. José de Josué Montello que traz em seu bojo diversas narrativa que contemplam histórias do Maranhão de um jeito fantástico, como por exemplo, a narrativa sobre o rio Itapecuru que mistura recurso de lenda para trazer para crianças e adolescentes a história de tão importante rio Maranhense.

Nesse celeiro de produções encontra-se a produção de Wilson Marques que faz um mergulho nas histórias que permeiam São Luís no que se referes a marcos históricos, como a fundação de São Luís, a A Revolta de Beckman e outros fatos, para além destes o autor ainda aborda as lendas de São Luís e o folclore de forma fantástica e lúdica, envolvendo o pequeno leitor no mundo da literatura.

Dentre essas maravilhas literárias infantis, temos lugar para poesia com O Pequeno Poeta  de Neurivan Sousa

 E como não incluir nesse produtivo fazer literário para iniciantes as histórias de Sharlene Serra que traz em sua feitura literária infantil temas de inclusão que acende nas crianças além do gosto pela literatura, uma forma de perceber, aprender e respeitar a diversidade.

Coroando com louvor os nomes que já citei e tantos outros existentes, temos Viriato Correa que de forma genial narra História do Brasil para crianças de um jeito pedagógico e prazeroso que é uma verdadeira festa de encanto para a literatura infantil sem esquecer o clássico Cazuza também de sua autoria.

O maranhão de fato é um grande berço produtivo literário e como tal estende sua literatura também para as primeiras idades, o que pode proporcionar o ganho de leitores cada vez mais cedo, no sentido de difundir as produções literárias e garantir novas gerações de leitores.

Muitos outros nomes constam na vasta literatura infanto-juvenil maranhense, engrandecendo ainda mais a cultura literária deste estado que respira “LITERATURA”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca