quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

No vazio da vida - por Hélcio Silva (14 / 12 / 2023)




No vazio da vida

Hélcio Silva

(14  / 12 / 2023)


Tô nas matas

Vendo o sol chegar... 

Tô na Terra..

Viajo pelo sideral... e navego...

Além da Terra...

Pelo espaço, entre mares de estrelas...

Tempos que se perdem...

No vazio da vida


A coisa mais complicada na alma da gente é ter que navegar no vazio da vida, sem esperança de encontrar alguma coisa diferente do que se passa na terra...

O Brasil navega em mares desse jeitinho, sem grandes esperanças... Ufa!... sem grandes esperanças, mesmo!... rogando por liberdade e por garantia dos seus direitos, para todos.

Muitos em preces pedindo Paz, que somente voltará quando houver liberdade e respeito aos nossos direitos.  

Porém, há, em todos os cantos ou esquinas, um forte poder de olhos grandes, um sistema forte exercendo e ditando as ordens, uma ditadura de toga... E o povo sofrido sem ver funcionando a garantia constitucional do Estado Democrático de Direito, para todos.

Que "quí" é esse negócio De Estado Democrático de Direito?

De cabeça - de cor e salteado - não sei direitinho o que venha ser... Que será?

Consulto meu baú - uma mala preta que guardo muitos segredos e mistérios... vejo:

"O Estado Democrático de direito é definido juridicamente pelo respeito aos direitos humanos fundamentais. É um Estado no qual os direitos individuais, coletivos, sociais e políticos são garantidos através do direito constitucional."

Ufa!...

Conheço um Flávio que pensa diferente.

*****

Acompanhei ontem, varando pela noite/madrugada, o martelo bater, dentro do Congresso Nacional, aprovando o nome de Flávio Dino como novo membro do STF...

É mais um fazendo parte do time mais forte... mais forte... bem mais forte... que qualquer outro poder estabelecido neste poderoso Sistema Político Dominante.

Estado Democrático de direito..., na teoria... belo tema... rico para a ciência do saber, constituindo-se importante para a garantia do direito constitucional para todos!  

O povo quer a volta do Estado Democrático de direito.

*****

Meu pensamento me leva e eleva aos mais longínquos do espaço sideral, em sonhos ou devaneios, navegando por pontos e espaços que jamais vi em todas as minhas existências, aqui, ali ou acolá, dessas coisas que nunca vi na luta pela liberdade, muito antes, do lá ou do cá!

Sem anunciar, o vento chega e joga em minhas mãos um texto escrito no portal X, ex-twitter, pelo príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança, que é também deputado federal:

"O Senado tomou a decisão mais irresponsável dessa legislatura considerando o poder ilimitado que o STF atualmente comanda. A percepção de que nenhuma instituição pública é capaz de proteger a cidadania e a constituição." 

Havia mais coisa no texto, que guardo comigo, em meus  arquivos, no espaço.

*****

Ah! Acabo de encontrar o Deltan Dallagnol escrevendo sobre sua tristeza... Sua profunda tristeza:

"Profundamente triste e desapontado com o Senado por falhar de novo em conter o autoritarismo e a politização do STF, que só vão piorar com Flávio Dino. Deus tenha piedade do Brasil e daqueles que o STF considera seus inimigos, como os réus do 8/01 e a Lava Jato."

Que faço mais hoje: continuarei no meu imaginário ou desço para terra firme?

Tô descendo...

Meu nome é Hélcio

Apenas Hélcio

Nada mais do que Hélcio..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca