sexta-feira, 22 de março de 2013

De Edomir Oliveira: " 100 anos de Chiquitinho"

Edomir Martins de Oliveira

Advogado

 
Em homenagem aos 100 anos de Francisco Figueiredo, Chiquitinho, ex-prefeito de São João Batista e ex-deputado estadual pelo Maranhão.

 
 
Este é um resumo do nascimento, vida e morte do grande líder da baixada maranhense, Francisco Ferreira Figueiredo, o tão querido Chiquitinho, que nesta data, 22.03.2012, estria completando 100 anos de nascimento.

Teve um começo de vida difícil, como difícil é toda a vida, principalmente daqueles que a iniciaram no interior do Estado. Filho de São João Batista-MA, à época distrito de São Vicente Ferrer - MA. Começou como toda a criança a ser alfabetizada bem cedo e mostrou desde logo elevado potencial de inteligência, e grande poder de liderança, a qual se manifestava sempre no convívio com as crianças da sua idade.

Desempenhou inicialmente atividades relacionadas com o serviço público, destacando-se sempre pelo seu comportamento exemplar e de liderança inconteste.

Graças ao seu desempenho no serviço público, logo se encontrou envolvido com a política. Seus correligionários acenavam-lhe sempre a necessidade que tinha o Município de ter um grande líder.

Foi nomeado Delegado do Censo, na Cidade de Pinheiro-MA. e em seguida nomeado Interventor do Município de São Vicente Ferrer. Estava iniciada uma carreira que se revelou mais à frente, sempre vitoriosa.

Outras conquistas advieram. Em 1950 candidatou-se a Prefeito Municipal de São Vicente de Ferrer, vencendo a eleição, derrotando o candidato da situação José Maria de Araújo, até então o todo-poderoso Chefe Político , com maioria esmagadora de votos.
Candidatou-se, após esse mandato ao cargo eletivo de Deputado Estadual, tendo sido eleito, com expressiva votação, o que estimulou Francisco Ferreira Figueiredo, nosso querido Chiquitinho, (foto) a continuar essa vida tão promissora e de tanta relevância que lhe permitiria com a sua voz e os talentos que Deus lhe deu, exercer sua liderança em favor do povo de sua terra e em prol do desenvolvimento do Município.

Foi graças a essa liderança política, que Chiquitinho pode trabalhar pelo progresso do Município, e da baixada, defendendo sempre os interesses da região, como bom parlamentar e prefeito, como um autêntico líder deve fazer, o que se via sempre através das suas realizações.

Estradas de acesso ao Município foram abertas. O Porto da Raposa que permitia o acesso ao Município, via marítima, teve o seu movimento aumentado, graças a novas estradas que foram abertas, interligando os municípios vizinhos.

Campo de pouso para aviões de pequeno porte foi feito, e assim o povo viu pela primeira vez um avião pousar em São João Batista. Caminhão, trator, jeep, veículos automotores, foram por ele levados ao Município.

A aquisição de novos veículos automotores por munícipes foram estimuladas e realizadas e o povo vivia cada dia mais feliz exigindo sempre que outros mandatos vissem para estimular ainda mais o progresso do Município.

Novos mandatos vieram para a Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão passando ele a ser um autêntico representante do povo e consequentemente da baixada maranhense, enfrentando duras lutas políticas, como candidato de oposição que sempre fora.

O povo reconhecendo seus méritos pessoais e sua liderança inconteste, nele votou para que, fosse seu representante por 4 mandatos consecutivos para Deputado Estadual sempre sendo eleito com esmagadora diferença de votos.

Foi eleito por duas vezes para Prefeito Municipal., ressaltando-se que o último mandato, desta feita para Prefeito de São João Batista, acalentava o desejo de, com ele, encerrar sua carreira política, realizando novas obras com exemplar administração, como aliás, sempre o fez.

Houve-se sempre com sabedoria e comportamento ímpar, destacando-se entre os prefeitos da Baixada Maranhense, seus companheiros também de lutas políticas.

Como Prefeito, era sempre motivo de orgulho participar das comemorações da “Semana da Pátria”, quando dava destaque especial para as solenidades escolares, onde contemplava os alunos do Município a desfilar garbosamente, marchando de modo correto, ao rufar dos tambores, e escutar o som das cornetas, tudo sob patrocínio do Município, fato do qual, por mais de uma vez, participei como testemunha ocular.

A saúde dos munícipes também sempre foi cuidadosamente zelada. Hospital, ambulatórios, médicos, enfermeiros, laboratórios, tudo proporcional às necessidades do Município e com abrigo das verbas oriundas única e exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios.

Graças a sua vida de comandante ímpar, travou uma gloriosa luta para levar para o Município uma agência bancária, e ainda graças a essa bandeira desfraldada, conseguiu levar uma Agência do Banco do Brasil S.A. para o Município.

Suas prestações de contas sempre foram aprovadas. Nunca, sobre nenhuma delas, foi levantada qualquer suspeita, ou pedido qualquer esclarecimento complementar.

Homem probo como ele sempre existirá igual, nunca, melhor.

Foi uma época que os registros históricos estão ainda a informar que o Município produzia mais e o povo vivia mais feliz.

O grande líder Chiquitinho, os registros históricos estão a informar, sempre teve imenso amor pelo Município de São João Batista. Afeito a estar presente a todos os assuntos do Município, era homem que não raras vezes, deslocava-se para São Luis, capital do Estado, pela madrugada, para tratar de assuntos do Município e retornava tão logo tivesse tudo resolvido. O Município sempre foi o seu Paraíso.

Um comprometimento de saúde relacionado com uma suspeita de úlcera duodenal, levou-o a uma internação hospitalar, onde submetido a um exame de endoscopia digestiva não resistiu, vindo a falecer cercado de cuidados médicos e com a atenção de todos os filhos, noras, genro e netos. Era o dia 16.09.1998, onde a própria natureza chorou ante, sua passagem para nova vida celestial, com uma chuva não própria daquela época do ano.

O Grande Líder Chiquitinho fora chamado pelo Pai Celestial. Deixou a vida terrena com 85 anos de idade. Foi para o Convívio do Pai Eterno, deixando grandes sonhos que ainda pretendia realizar.

Hoje, quando se está a comemorar 100 anos do seu nascimento, rememora-se tudo o que Chiquitinho representou para a família, o Município, e para o Estado.

Por isto, os seus familiares, onde me incluo como seu genro, casado com sua primeira filha, Elma Figueiredo de Oliveira, em tão boa hora o homenageiam com a construção de uma praça para a entregarem ao povo de São João Batista, nos próximos dias, com a aposição de um busto também, para que todos se lembrem quem foi Francisco Ferreira Figueiredo, quem é, e o que ele representa para toda a sociedade e sua família.

Temos a certeza de que Deus o tem em um lugar reservado para os seus filhos, e que hoje Chiquitinho continua lá do alto onde se encontra olhando pelo povo de sua amada terra, São João Batista, formada de um bravo povo lutador, que sabe respeitar e guardar a memória do seu grande líder.

São João Batista-MA., 22.03.2013

Edomir Martins de Oliveira é escritor, advogado e professor universitário aposentado.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca