domingo, 31 de março de 2013

É mentira...



Não é a primeira vez que se afirma ter sido o Sarney o homem que levou (ou trouxe - dependendo de onde você estiver) a Universidade Federal  para o Maranhão. Isso é mentira!... Mas de tanto baterem na tecla dizendo isso, as futuras gerações irão acreditar que o fato é verdadeiro. Li hoje, num dos blogs de São Luís, mais uma vez, essa notícia.
A verdadeira história da Universidade Federal do Maranhão tem sua origem com a criação da antiga Faculdade de Filosofia de São Luís, que foi fundada em 1953, por iniciativa da Fundação Paulo Ramos, da Arquidiocese de São Luís e da Academia Maranhense de Letras.
Para quem gosta de história, é bom rever o passado. Em 1953, a Academia Maranhense de Letras tinha como presidente o Dr. Clodoaldo Cardoso, e a Arquidiocese de São Luís tinha como arcebispo Dom José Delgado...  Esses dois nomes  - Dom Delgado e Dr. Clodoaldo - têm fortes laços com a criação da Universidade.
No dia 21 de outubro de 1966, depois de 13 anos de luta, o presidente da República, general Humberto de Alencar Castelo Branco, sancionou a Lei nº 5152, criando a Fundação Universidade do Maranhão, com a finalidade de implantar progressivamente a Universidade Federal do Maranhão.
Podem até dizer que em 1967, com um ano e um pedaço do governo Sarney, o Estado doou para a Fundação Universidade do Maranhão uma parte da área do Sítio Sá Viana onde foi construído o Campus Universitário do Bacanga... Diga-se, todavia, a bem da verdade, que esse processo de doação foi negociado e ainda fechado no Governo do Dr. Newton Bello, antecessor de Sarney. Faltava apenas o processo do trâmite legal. E mesmo assim, em 1967, a Fundação Universidade do Maranhão já estava criada.
Depois de criada a Universidade, com tudo em seus devidos lugares, apareceram vários padrinhos e o Sarney com a paternidade. Isso é fácil demais... O que não pode é a história absorver essa mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca