quarta-feira, 13 de março de 2013

Meio ambiente - Assunto importante

Curitiba fará parte de projeto internacional de redução de poluentes


A capital do Paraná está entre as oito cidades brasileiras selecionadas para servir de modelo para um projeto internacional de políticas de baixo carbono. A ação “Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes” – Urban Leds visa racionalizar o uso de recursos naturais e a diminuir a emissão de gases de efeito estufa.
O projeto foi realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU-Habitat), por meio do Instituto Iclei (em tradução: Governos Locais pela Sustentabilidade).
Após um rigoroso processo seletivo, foram escolhidas no Brasil, além de Curitiba, as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Sorocaba, Betim, Recife e Fortaleza. O projeto inclui ainda cidades na Índia, Indonésia e África do Sul, que irão receber a iniciativa.
No processo de escolha, o comitê avaliador da organização levou em conta questões referentes ao perfil da cidade, crescimento urbano, quadro legal, contexto político institucional e o potencial de resultados do projeto apresentado. “Isso inclui as metas do município para redução da poluição, inclusão social e redução da pobreza”, explica a engenheira florestal Dâmaris Seraphim, assessora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Ela informa que a SMMA está atualmente desenvolvendo mapas de suscetibilidade, que irão mostrar os pontos mais frágeis do município na questão de poluentes. A previsão é de que os estudos sejam concluídos ainda no primeiro semestre.
A partir daí, será definida uma proposta efetiva para diminuição da emissão de gases na cidade. O fato de ter sido selecionada neste importante projeto internacional, segundo a técnica, permitirá a capacitação da cidade para projetos específicos de combate à poluição.
A assinatura formal do acordo entre a ONU-Habitat, por meio do instituto Iclei, e os municípios escolhidos será feita no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (II EMDS), organizado pela Frente Nacional de Prefeitos, que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca