segunda-feira, 1 de abril de 2013

Enchente... Enchente... Inundações! Tragédia de todo ano

No Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no Acre, centenas de famílias desabrigadas... O nível do rio Liberdade subiu 10 metros... A situação é grave e exige uma providência urgente de amparo às vítimas... Senador Jorge Viana pede apoio... A Agência Senado abriu suas páginas para noticiar o fato e este blog está acompanhando e também pedindo providências...

Jorge Viana pede apoio federal à população atingida por enchentes no Acre



Senador Jorge Viana

Enchente no rio Liberdade, no Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no Acre, levou o senador Jorge Viana (PT-AC) a pedir ajuda federal. De acordo com o senador, centenas de famílias ficaram desabrigadas: o nível do rio subiu cerca de 10 metros em poucas horas.O parlamentar salientou que as enchentes no estado têm ocorrido com maior freqüencia nos últimos anos, o que exige uma resposta mais.
Jorge Viana classificou a situação de trágica e afirmou que, mesmo com a ação rápida do governo para remover e abrigar as famílias, o estado precisa de ajuda do Ministério da Integração Nacional. Das centenas de casas atingidas, 12 foram levadas pela força do rio.
- Em Cruzeiro do Sul, onde pessoas perderam as suas casas, é fundamental que haja uma rápida ação da Defesa Civil Nacional e também do Ministério da Agricultura, [para dar apoio] às famílias dos produtores rurais que foram atingidas pela cheia do rio Liberdade – afirmou o senador, informando ter encaminhado ofício ao Ministério da Integração Nacional solicitando apoio. 
Jorge Viana também informou que a situação na capital, Rio Branco, com o transbordamento do rio Acre, melhorou, já que as águas baixaram. O senador elogiou o trabalho de seus sucessores no governo do estado, Binho Marques (PT) e Tião Viana (PT). Ele exaltou o programa Cidade do Povo, do governo do Acre, que tem o apoio da presidente Dilma Rousseff. O programa tem a prioridade de transferir às famílias das áreas mais suscetíveis as cheias do rio Acre para a Cidade do Povo, bairro planejado para receber essas famílias. Ele explicou que o poder público tem procurado agir com mais rapidez, principalmente na capital, ante a frequência das enchentes.
- Está havendo uma mudança no ciclo das grandes cheias na Amazônia. Especialmente no Acre. As cheias se davam a cada 10 anos. São três anos seguidos com o transbordamento do rio [Acre], com o desalojamento de famílias e com grandes prejuízos principalmente para as pessoas que, por incrível que pareça, são as mais necessitadas, as mais pobres, já que moram nas regiões mais baixas da cidade.

Agência Senado
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca