terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O meu diário lembrando Daniel - o La Touche - e os 400 anos da cidade

Daniel de La Touche chegou a São Luís com o título de Senhor de La Ravardière.  Dizem alguns historiadores que ele era  um experiente comandante dos mares (espécie de almirante) da Marinha Francesa no século XVII. Chegou com a missão de instalar, em nossa Ilha, uma extensão da França.
O saudoso professor Sá Vale, em seu livro, dizia tratar-se de uma possível criação da França Equinocial. Outros autores abordam o assunto neste sentido.
Em 1612, houve a fundação da cidade de São Luís no espaço que foi chamado Forte de São Luís - "Fort Saint Louis"  - coincidentemente onde se instalou o hoje Palácio dos Leões, sede do poder e dos poderosos.

ONDE ESTÁ DANIEL?

Os espiritualistas nos dizem que não morremos: nossos corpos, sim, descem ao túmulo. Nosso espírito, no entanto, vivifica, levando consigo toda a bagagem cultural, com suas virtudes e pecados, passando a viver em outras dimensões, dependendo de evolução de cada um. É provável, dizem alguns especialistas, que algumas almas continuam acompanhando o dia-a-dia de nossa vida, aqui na Terra, por missão ou apego à matéria. Segundo a Doutrina espírita, estamos sempre cercados por eles, pelos espíritos.
Neste caso, não é absurdo perguntar onde está Daniel. Estaria, ele, olhando a terra que fundou? Ou muito contrariado com os nossos governantes?!!!
Na festa da fundação da cidade, em 1612, não havia apenas os franceses ditos "invasores". Havia os donos da terra, isto é, os índios, comandados pelo cacique Japiaçu... Japiaçu pode também está de vigia, em algum lugar da Ilha.

O QUE VI  HOJE...


Hoje, 14 de fevereiro de 2014, quis fazer uma caminhada pelos 400 anos da cidade, por isso, a minha disposição (imaginação) de começar esta conversa com Daniel de La Touche... Fui também aos blogs de hoje, aos jornais de hoje e ao site da prefeitura... Lendo e relendo, destaquei um prefeito em alta, na mídia, sorridente e marcando ponto na Educação. No site da prefeitura havia foto e matéria... A foto mostra o sorriso do prefeito.
Fiquei feliz!... Junior, finalmente, acertou! Vai ser o melhor prefeito no trato com a educação!...
Faço uma pausa!..
Lembro que na semana passada estive com uma professora do município e ela me passava informações de que a educação do município está em baixa. Disse-me inclusive que em alguns escolas os computadores estão ainda nas caixas abandonados, estragando. Perguntei o porquê... E ela respondeu: "Não tem internet"... Disse ainda que as escolas estão em condições precárias...
Fiquei em dúvida...
Fui então a uma Escola nesta manhã (hoje, 14 de fevereiro)...  A informação que tive é que muitas crianças vão ficar sem Escola. A diretora estava com uma relação de crianças sem vaga. "Isso - disse a diretora - é em quase todas as unidades de ensino do município".
Disse-me mais: "as Escolas estão em situação precária, não houve construção de novas escolas e nem ampliação ou reforma das atuais. Faltam salas de aula..."
Na realidade, a prefeitura não fez grandes investimentos na Educação...
Pelo que vi, tudo parece ser apenas propaganda. Publicidade... Só publicidade... E o povo paga tudo...
O prefeito nem pode mais reclamar do João Castelo... Ele - o prefeito atual - faz mais de ano que é prefeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca