terça-feira, 29 de julho de 2014

Aprovado o plano de desenvolvimento de turismo de Curitiba

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) de Curitiba foi aprovado pelo Ministério do Turismo (Mtur). Com isso, a cidade está inserida no Prodetur - Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo - e está apta a receber recursos para desenvolvimento de projetos nas áreas de turismo, cultura e meio-ambiente.   
O PDITS de Curitiba é o instrumento técnico de planejamento e gestão da política pública municipal e tem como objetivo orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo a definição de ações, as prioridades, e a tomada de decisão.
A versão final aprovada do plano tem 37 ações para serem implantadas com o objetivo de impulsionar o turismo no município. De acordo com a PDITS, são cinco os vértices principais de atuação: cidade de negócios e eventos, cidade dos parques, cidade da cultura, cidade dos eventos culturais e cidade inovadora. Para todos eles há ações planejadas, como por exemplo o novo Centro de Convenções e Eventos de Curitiba, a nova classificação de museus e revitalização de parques e ainda a reformulação de feiras livres da cidade, como a tradicional Feira do Largo da Ordem.
De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Turismo (CTur), Paulo Colnaghi, com a inclusão da cidade do Prodetur, Curitiba ganha mais uma alternativa para obtenção de linhas de crédito para o desenvolvimento do turismo local, geração de empregos e divisas. “O PDITS será uma importante ferramenta que norteará o planejamento do Ctur. Ele terá papel importante na captação de recurso, pois teve aprovação criteriosa do Ministério do Turismo”, destaca Colnaghi.
Área geográfica prioritária
Além das estratégias de desenvolvimento do turismo, uma leitura espacial da cidade delimitou as chamadas Áreas Geográficas de Interesse Turístico (AGITs). São cinco critérios especiais de interesse imediato da atividade turística: localização dos atrativos naturais e culturais da cidade; localização de interesse gastronômico; localização de conexões viárias existentes entre os atrativos; localização de um conjunto significativo de instituições de ensino e pesquisa e localização prevista para o novo centro de eventos da cidade de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca