terça-feira, 7 de outubro de 2014

O Coronelismo e o mundo rural

É!... Hoje é diferente... O Coronel rural perdeu a força política, depois do aparecimento do coronel da cidade grande, letrado, alguns até escritores e poetas... É o coronel moderno... Coronel das grandes metrópoles...  Mais poderoso!... 
O coronel de hoje controla com mais força o poder político e econômico... É o manda em tudo!
O coronel rural, geralmente, era o dono das terras, de quase todas as terras, das fazendas...  Era o poderoso chefe político da região... E ai de quem o desobedecesse!... 
E como era a eleição naquela época, inicio do século 20 e por longos anos arrastados?
E hoje, como é? Alguma semelhança?
Os coronéis de ontem eram diferentes dos coronéis de hoje?...
Os coronéis de hoje, geralmente, formam suas oligarquias... E adoram colocar os filhos no Governo, controlando cargos importantes na República... São os "donos" do Brasil...
Fui buscar uma aula no Telecurso... Aula 19..., para a gente entender o coronel de ontem... Sobre o atual coronel da minha terra, depois eu conto o que aconteceu com ele..., e com a oligarquia dele. 
Eu sempre assisto a umas aulinhas do telecurso, quando acordo cedo... É muito bom lembrar nossos tempos de estudante.
Agora coloco, aqui no blog, esta aula sobre os coronéis de ontem, pois, os de hoje a gente vê todos os dias e em todas as eleições...   
Vejam a aula:




Ufa!... Tô indo... Estou de viagem para o infinito!... Até mais ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca