terça-feira, 3 de março de 2015

Coluna do Hélcio

Bom dia meus amigos e minhas amigas desse Brasilzão...

Dois projetos do Pedro


Faz tempo que não falo com o Pedro. Conversei com Chico e Denys, dois assessores do Pedro, que me disseram que o Pedro - sim, o Pedro - é agora o coordenador da bancada federal do Maranhão na Câmara dos Deputados. A bancada do Maranhão foi coordenada durante 12 anos pelo Sarney Filho. Esqueci de perguntar ao Chico  e ao Denys a posição do Pedro sobre a "Bolsa Esposa"...  A bolsa tá caindo... Deve cair hoje!
Por falar em cair: fico preocupado com essa subida acelerada do dólar!
O Pedro (Deputado Pedro Fernandes), quando candidato a prefeito de São Luís, na eleição de 2008, anunciou seu plano de governo com algumas pequenas promessas com recheio de bobagens, como distribuição de pãozinho de graça (acho que ele pensava em transformar a prefeitura numa padaria: Padaria Daniel de La Touche!...
Mas também havia muita coisa boa nas propostas do Pedro.
Estava no projeto do candidato Pedro Fernandes a construção de estacionamento subterrâneo em São Luís. Estacionamento no centro da cidade de São Luís é um problema sério. É um desafio para a administração pública.
Disse-me Pedro que seria construído um grande estacionamento da praça Deodoro até a praça Pedro II, tudo por baixo: estacionamento subterrâneo para milhares de carros.
Certa vez perguntei ao Pedro:
- Tens estudo técnico para a execução desse projeto? É viável? e os impactos ambientais?
Pedro Fernandes é engenheiro e já se debruçava nesses estudos... (Não sei se o Pedro continua com essa ideia ou se ainda lembra a conversa que tivemos).
Ah!, em tempo: Perguntei também ao Pedro sobre os recursos para a obra. Ele disse que precisaria também da participação do setor privado.
Outra preocupação do Pedro, durante a campanha, era sobre o tal/dito/ruim/ serviço de transporte público da cidade (em minha opinião e do outro Pedro - o Pedro Gomes - latas/velhas servindo de transporte público).
Pedro (o Fernandes) prometia um novo modelo de transporte público para São Luís, com ônibus modernos e novos (zerados), além de consagrar a cidade com o sistema VLT. Os ônibus novos - todos - seriam obrigatoriamente dotados de ar condicionado...
Mas o Pedro perdeu eleição...
Tirando a padaria, até que o projeto do Pedro era bom. São Luís estaria bem diferente.
  
Eu nasci menino




Quando eu nasci menino na maternidade da rua dos remédios (rua dos remédios é uma continuação da rua do passeio e vice-versa), a nossa cidade de São Luís era muito pequena. Vi bondes como transporte coletivo. Saudade!... Não havia grandes e graves problemas de mobilidade urbana. A cidade cresceu, mas a inteligência política foi diminuindo... A parte urbana da cidade que começava na hoje beira-mar (antes, praia do caju) ia por linha reta até o canto da fabril, onde morava Cesar Aboud; e abrindo os braços das  margens do bacanga às margens do rio anil... Porém, um pouco mais distante já estavam vivas as localidades do João Paulo, Anil e Tirirical, onde se localizava o aeroporto do Tirirical, hoje Hugo da Cunha Machado. Maioba, maracanã, mata, pedrinhas e estiva faziam parte da zona rural.   
Na cidade antiga, no tempo do "eu" aqui moleque, havia apenas dois mercados: o Mercado Central (ainda hoje vivo) e o Galpão, que não mais existe... Eram locais onde a gente deliciava gostoso mingau de milho.
Depois a cidade cresceu... Porém, ainda tem mingau de milho no Mercado Central.
E até que demorou algumas décadas para surgir essa frota de latas velhas que estão chamando de transporte coletivo!...
Até quando, meu Maranhão?!!!... Quando vamos ter ônibus de boa qualidade com ar condicionado? O povo merece ou não merece?...
O calor aqui é brabo...

Como é que o Ministro vai sair desta?...

Li agora na Coluna do Cláudio Humberto:

Advogado amigo de Cardozo é sócio de Teixeira

Um “achado” da Polícia Federal no escritório do doleiro Alberto Youssef intriga a força-tarefa da Lava Jato: o contrato social da empresa de consultoria Instituto Tebar, do deputado estadual Luiz Fernando (PT-SP). Ele é irmão de Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira, sócio de Sergio Renault, o advogado da empreiteira UTC que manteve controvertido encontro extra-agenda com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).


Vai cair a 'Bolsa Esposa'

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que a Mesa Diretora se reunirá hoje para rever a decisão de permitir a compra de passagens aéreas para cônjuges dos parlamentares.  Segundo ele, houve um recuo em relação à decisão da última quarta-feira (25) por causa da repercussão da medida na opinião pública.
“Estamos sempre subordinados à vontade da opinião pública. E se nós fizemos algo que a repercussão não está positiva, cabe a nós fazermos mea culpa e corrigirmos”...
Aleluia!!!

A avenida partiu de margem a margem: foi um rasgão!



O governo do Maranhão determinou que seja feita auditoria, com a participação do Conselho Regional de Arquitetura do Maranhão, na Via Expressa, uma avenida inaugurada no final do Governo Roseana. A avenida, em menos de três meses, partiu-se ao meio. Não aguentou a primeira grande chuva.

Já saiu a lista?... Não? Mas vai sair...

Vai sair hoje a lista dos mergulhadores da Lava Jato... É hoje! Vamos aguardar... Políticos muitos à beira de um ataque de nervos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca